A Comissão Nacional de Protecção de Dados confirmou que vai suspender as atividades da WorldCoin em Portugal, no seguimento de várias queixas apresentadas contra a instituição e as suas atividades.
Em comunicado, a CNPD afirma que “deliberou suspender, no território nacional, a recolha de dados biométricos da íris, dos olhos e do rosto realizada pela Worldcoin Foundation, com vista a salvaguardar o direito fundamental à protecção de dados pessoais, em especial dos menores”.
A entidade tinha vindo a ganhar bastante destaque nos últimos tempos, prometendo recompensas de até cem euros em Ethereum, tendo como troca a recolha da imagem da iris dos utilizadores. A CNPD afirma ter recebido várias dezenas de queixas que a entidade estaria a usar esta campanha para recolher dados de menores de idade sem autorização dos pais ou representantes legais.
Entre os pontos de destaque no comunicado para levar à suspensão encontra-se “deficiências na informação prestada aos titulares” e a “impossibilidade de apagar os dados ou revogar o consentimento”.
A entidade possui agora 24 horas para encerrar todas as suas atividades, sendo que pode enfrentar medidas adicionais caso não o faça. A suspensão das atividades aplica-se durante 90 dias, até 24 de Junho, período em que será realizada a investigação das práticas da mesma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!