Recentemente algumas mudanças previstas para o MBWay levantaram novas questões, associadas com o possível aumento das taxas dentro da aplicação e para todos os utilizadores da mesma.
Em causa encontra-se a recente medida da plataforma de pagamentos, em permitir que os utilizadores possam realizar transferências e pagamentos entre contas diretas, o que a DECO rapidamente alertou para a possibilidade de aumentar consideravelmente as taxas. Isto deve-se ao facto de as taxas existentes para transferências diretas de contas bancárias serem mais elevadas que as existentes para cartões bancários – que é atualmente o meio usado para pagamentos via o MBWay.
Segundo o comunicado da DECO, “A associação do MB Way a contas irá significar que as transferências entre utilizadores serão consideradas transferências imediatas”, onde “poderão estar sujeitas ao preçário aplicável a essas transferências e não sujeitas aos limites aplicáveis a transferências entre cartões, como acontece presentemente, e em caso de ultrapassar as transações gratuitas, de 0,2% em caso de cartão de débito e 0,3% em caso de cartão de crédito”.
Caso a medida seja implementada, a DECO estima que a taxa associada com a transferência entre contas possa aumentar de forma considerável. Num exemplo para uma transferência de 40 euros, as taxas passariam dos atuais 10 cêntimos para 80 cêntimos ou mais.
A associação indica ainda que esta medida poderia prejudicar consideravelmente os utilizadores, sobretudo depois do MB Way ter sido bem recebido por praticamente toda a comunidade.
Face a estas medidas, de acordo com o portal ECO, o Banco de Portugal encontra-se a acompanhar a situação, e a avaliar os possíveis impactos que a mudança poderá trazer para os consumidores. Para já não se encontra prevista nenhuma medida direta para a plataforma de pagamentos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!