A Meta encontra-se a remover publicações e comentários da sua plataforma que tenham como conteúdo um emoji invertido vermelho, depois de mudanças feitas nos termos da plataforma contra conteúdos de ódio.
Embora o emoji possa parecer inofensivo, este tem vindo a ser cada vez mais associado com a guerra entre Israel e Hamas. De acordo com o portal The Intercept, a Meta teve de começar a alterar as suas políticas internas, de forma a remover publicações que teriam o emoji, depois deste começar a ser associado com a situação entre os dois locais.
O emoji tem vindo a ser usado como forma de campanha de divulgação de imagens de ataques bem-sucedidos, por parte do grupo islâmico. Desde então, o emoji tem surgido também em publicações e até nomes de utilizadores, como forma de demonstração de apoio.
No entanto, existe também quem considere que este emoji tem vindo a ser usado para glorificar a violência, o que leva agora a Meta agir, de forma a remover publicações que tenham o mesmo e onde seja verificado que o conteúdo está associado com o conflito.
Tendo em conta que publicações do Hamas fazem parte dos conteúdos proibidos de serem publicados nas plataformas da Meta, o emoji passa a fazer parte dessa lista de restrições, quando é associado com o conflito.
De notar que o emoji, por si só, não constitui uma violação das regras da Meta. No entanto, quando se encontra associado a conteúdos que podem ser respeitantes ao conflito, a Meta poderá aplicar medidas, entre as quais a limitação de visibilidade do conteúdo ou a remoção do mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!