A União Europeia encontra-se a aplicar algumas leis para o mercado, que certamente afetam os fabricantes de dispositivos. Uma das leis encontra-se na necessidade de usar portas convencionais e generalizadas de carregamento, neste caso o USB-C.
Esta nova lei afeta sobretudo empresas como a Apple, que durante anos esteve a usar portas proprietárias da empresa. Com a recente legislação, a Apple passa a ser obrigada a usar apenas portas de carregamento USB-C, medida que tem vindo a ser aplicada nos recentes dispositivos da empresa.
Porém, tendo em conta que a Apple ainda teria modelos antigos à venda, agora a mesma parece que vai começar a retirar algumas unidades de venda na União Europeia. A empresa confirmou que, para as lojas da mesma na Suíça, vai deixar de vender o iPhone SE de terceira geração, iPhone 14 e 14 Plus.
Embora a Suíça não esteja dentro da União Europeia, este faz parte do mercado único europeu, e como tal, passa por algumas obrigações comerciais que também serão aplicadas a outros países.
Os dispositivos em questão vendidos na Suíça ainda teriam portas Lightning para carregamento, o que iria contra a nova legislação europeia. Portanto, a Apple decidiu remover os modelos disponíveis para venda que ainda contavam com essa entrada, deixando apenas os que já possuem USB-C.
É importante ter em conta que esta medida pode brevemente começar a ser aplicada também em outros países, tendo em conta que, a partir de 2025, todos os smartphones à venda devem incluir a porta USB-C. Portanto, é bastante provável que a mesma medida venha a ser aplicada em outros países da União Europeia em breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!