Segundo os dados de diversas empresas fabricantes dos computadores super-finos, ultrabooks, as vendas têm registado uma queda acentuada nos últimos meses.
A Diditimes refere que as espectativas de vendas destes computadores estariam entre 200 a 300 mil unidades, durante o presente ano. No entanto este valor desceu agora para 100 mil.
Segundo os analistas, um dos melhores incentivos para os ultrabooks seria o preço inferior a mil dólares, de forma a concorrer com o MacBook Air da Apple, no entanto estes ainda são bastante superiores ao valor referido.
No entanto, para o próximo ano poderá estar prevista uma sbida nas vendas, aquando o lançamento do novo processador da Intel, o Ivy Bridge, em portáteis da Dell e HP, o que poderá baixar os ultrabooks mais antigos.
A Intel afirma mesmo que, em 2013, estes portáteis irão atingir máximos históricos, podendo mesmo ultrapassar as vendas de tablets. A Intel conta com um fundo de incentivo para outras empresas fabricantes no valor de 212 milhões de euros.