1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

hacker em frente de computador

 

Quatro pessoas foram detidas pelas autoridades por gerirem a plataforma de comunicações encriptadas Sky ECC, bastante usada por redes criminosas para as suas atividades. As detenções aconteceram em Espanha e nos Países Baixos.

 

Segundo o comunicado das autoridades espanholas, os dois detidos na região seriam dos principais responsáveis pela plataforma, que gerava mais de 13.5 milhões de dólares em receitas. As investigações ao serviço começaram em 2019, depois da mesma ter começado a ser usada cada vez mais em redes de cibercrimes.

 

As autoridades sabem que a plataforma era usada por redes criminosas, que pagavam até 600 euros por três meses de acesso ao serviço, e que garantia a transação segura de mensagens. Em Março de 2021, a Europol confirmou ter conseguido desencriptar os dados desta plataforma, permitindo acesso aos conteúdos de quase 70 mil utilizadores presentes na mesma.

 

Embora a plataforma tenha, inicialmente, negado que seria usada para crimes, as provas fornecidas eram bastantes para desacreditar essa ideia.

 

Além do acesso à infraestrutura considerada segura, a Sky ECC fornecia ainda terminais adaptados para tal acesso – versões modificadas de smartphones Android com proteções adicionais de privacidade. Durante as detenções em Espanha, as autoridades apreenderam ainda vários terminais usados para as práticas das atividades, bem como várias quantias monetárias.

 

Pouco depois, as autoridades dos Países Baixos confirmaram a detenção de outros dois suspeitos, que se acredita também fazerem parte da gestão da plataforma.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech