A internet encontra-se cheia de esquemas, e de novas formas que os criminosos usam para enganar as suas vítimas. Um dos esquemas que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade são os esquemas de romance – sobretudo em plataformas sociais.
Os esquemas de romance são dos mais prolongados, mas também mais eficazes, onde os criminosos criam uma relação totalmente virtual com as potenciais vítimas, levando-as a realizar ações que normalmente não seriam feitas, usando os sentimentos como arma.
A Meta encontra-se a alertar agora para um aumento neste formato de esquemas, e dos danos que os mesmos podem causar. Os esquemas de romance podem atingir vítimas de todas as idades, e exploram a necessidade das pessoas de estarem perto de alguém, mesmo que seja apenas em formato virtual.
Estes esquemas são mais vulgares sobre plataformas sociais, como o Facebook e Messenger, mas podem também ocorrer por outros formatos, como emails e – menos vulgar mas ainda importante de referir – via carta.
Os criminosos muitas vezes fazem-se passar por pessoas com algum respeito, como militares ou celebridades, para tentarem ganhar a atenção das vítimas.
A Meta afirma que tem vindo a aplicar medidas para evitar que estes esquemas se propaguem pelas suas plataformas, e que apenas nos últimos meses removeu milhares de contas que foram usadas para o esquema. No entanto, a segurança base ainda parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção a mensagens recebidas de pessoas desconhecidas, ainda mais nas que parecem ser originárias de alguém com interesse repentino.
Ao mesmo tempo, foram aplicadas mais medidas de segurança para prevenir contactos de contas que podem estar a ser usadas em esquemas deste formato. A empresa afirma que vai começar a apresentar alertas em contas que podem ser suspeitas de realizar este tipo de esquemas, informando os utilizadores para os riscos associados.
Por fim, será ainda alargado o programa de moderação da Meta para analisar as fotos de perfil dos utilizadores, identificando casos onde as mesmas possam ter sido adulteradas, criadas por IA ou que digam respeito a celebridades conhecidas. Tendo em conta que estes esquemas encontram-se em constante mudança, a Meta afirma ainda que irá atualizar as suas ferramentas conforme seja necessário para lidar com novas formas de esquema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!