Para um site como o da Google, qualquer milissegundo conta. Ter um site rápido melhora a experiência dos utilizadores, e parece que a Google sabe bem disso, tanto que a empresa demonstrou como acelerou o carregamento dos resultados de pesquisa em 67 ms.
A partir do blog Google Chrome Developer, a Google revelou que os primeiros resultados da pesquisa da Google devem agora carregar 67 ms mais rápido, e 9.5 ms para os restantes das páginas de resultados.
Isto deve-se ao facto da Google agora usar a API Speculation Rules, que permite otimizar o carregamento de links antes mesmo de os utilizadores acederem a estes. Esta API permite que o navegador comece a carregar alguns conteúdos do site antes do utilizador aceder efetivamente ao mesmo – por exemplo, quando coloca o rato sobre o link.
O tempo entre estas ações e o aceder efetivamente ao site pode ser aproveitado para carregar conteúdos essenciais, e melhorar a velocidade de carregamento em geral.
No caso da Google, os primeiros dois resultados das pesquisas podem ser até 67 ms mais rápidos usando esta técnica, e os restantes na página até 9.5 ms. Embora a maioria não vá certamente notar a diferença de tempo, esta pode ter um grande impacto nas métricas da empresa, e na experiência em geral.
A melhoria permite ainda que os resultados apresentem melhores valores no Largest Contentful Paint (LCP), que é um dos principais meios de medição de tempos de carregamento de sites realizados pela Google.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!