Os modelos de IA são apenas bons com base nos dados em que foram treinados. Quanta mais informação for usada para treinar os modelos, mais “inteligentes” os mesmos serão, e melhores as suas capacidades para os mais variados fins.
No entanto, nem sempre as empresas revelam algumas das técnicas usadas para treinar os seus modelos, e a Microsoft integra-se nesta ideia. Embora a empresa tenha uma forte presença com a OpenAI, a mesma ainda treina os seus modelos dedicados para o Copilot.
E recentemente foram revelados mais detalhes de como a empresa treino um dos seus modelos, focando-se em criar visuais para jogos e de controladores. Curiosamente, a empresa revelou que treino os seus modelos usando informação de um jogo que praticamente ninguém prestou atenção: Bleeding Edge.
Bleeding Edge foi lançado em 2019, permitindo aos jogadores interagirem num campo de batalha virtual em equipas 4vs4. No entanto, o sucesso do jogo foi bastante limitado, sendo que os estúdios de desenvolvimento da Microsoft deixaram de atualizar o mesmo faz apenas um ano depois do lançamento.
No entanto, os termos de serviço do jogo integravam um ponto onde, ao jogar os mesmos, a Microsoft poderia recolher informação das partidas online realizadas, para treinar modelos de IA com base nos dados das mesmas. Estes dados foram agora confirmados como tendo sido usados para criar o modelo “Muse”.
O modelo Muse pode ajudar os estúdios de desenvolvimento de jogos a verificar algumas ideias, e invés de contratarem um conjunto de programadores para testarem a mesma, podem usar a IA para verificar se a mesma é fiável. Basicamente, este modelo pode ser usado para testar alguns sistemas de jogos, evitando custos desnecessários para futuros desenvolvimentos.
Embora Bleeding Edge tenha sido considerado um fracasso de vendas, pelo menos este serviu como base para criar este novo modelo de IA, que agora pode ajudar a Microsoft a desenvolver melhores jogos no futuro.
A empresa afirma que o sistema do Muse encontra-se a ser usado atualmente para criar novas experiências em videojogos ainda suportados pela empresa, bem como em atualizar alguns títulos mais antigos para diferentes formatos de hardware.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!