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Firefox com buraco

 

Uma recente mudança nos termos de privacidade da Mozilla veio causar algumas controvérsias por entre os utilizadores do Firefox. Um dos pontos chave do navegador da raposa encontrava-se no facto de ser mais privado que os restantes, com promessas de não vender os dados para terceiros.

 

O FAQ do Firefox indicava anteriormente que, no que respeita a vender os dados dos utilizadores, isso seria algo que a Mozilla nunca iria realizar – algo que a empresa frisava bem. No entanto, esta informação foi recentemente alterada, causando alguma controvérsia na comunidade.

 

Na recente mudança feita aos termos, agora a Mozilla adota uma explicação mais abrangente, e onde deixa de fazer promessas que os dados dos utilizadores do Firefox não serão vendidos a terceiros ou usados para outros fins.

O FAQ agora apresenta a seguinte descrição:

“A Mozilla não vende dados sobre si (da forma que a maioria das pessoas pensa sobre “vender dados”), e não compramos dados sobre si. Uma vez que nos esforçamos para ser transparentes e a definição LEGAL de “venda de dados” é extremamente ampla em alguns lugares, tivemos que nos afastar das declarações definitivas que você conhece e adora. Continuamos a trabalhar arduamente para garantir que os dados que partilhamos com os nossos parceiros (o que é necessário para tornar o Firefox comercialmente viável) são despojados de qualquer informação de identificação, ou partilhados apenas de forma agregada, ou são colocados através das nossas tecnologias de preservação da privacidade (como a OHTTP).”

 

Esta mudança foi suficiente para causar grande controvérsia dentro da comunidade, tendo em conta que deixa em aberto a possibilidade que os dados podem, efetivamente, ser vendidos a terceiros.

 

A mudança também foi realizada nos Termos de Serviço do Firefox, que agora indicam: “Quando carrega ou introduz informação através do Firefox, concede-nos uma licença mundial não exclusiva, livre de royalties, para usar essa informação para o ajudar a navegar, experimentar e interagir com conteúdo online como indica com o seu uso do Firefox.”

 

Face à onda de críticas, a Mozilla veio recentemente tentar explicar o seu ponto. Numa mensagem partilhada no blog da empresa, esta tenta explicar que a alteração dos termos tenta apenas abranger todos os usos que podem ser aplicados ao Firefox, e que os termos dizem respeito aos dados que os utilizadores usam dentro do navegador para funções essenciais do mesmo.

 

Por exemplo, a Mozilla exemplifica que, sem a nova licença, esta não poderia processar os dados que os utilizadores introduzem no navegador para interagir com conteúdos online ou para acederem aos sites. Ao mesmo tempo, a Mozilla sublinha que isso não corresponde a que a entidade tenha direitos sobre os dados enviados pelo navegador nem que esta pode usar essa informação para outros fins.

 

Outro exemplo encontra-se relacionado com a localização dos utilizadores. Os novos termos também descrevem que a Mozilla pode fornecer dados sobre localização a parceiros, de forma a fornecerem conteúdos patrocinados aos utilizadores. Porém, isso apenas ocorre para quem tenha as sugestões patrocinadas ativas no navegador – e não para os restantes casos.

 

Em todo o caso, a mudança dos termos da Mozilla é bastante considerável, e tem vindo a causar alguma controvérsia sobre a forma como foi descrita, mesmo que tenha sido alterada apenas com fins “legais”.




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