A tarefa dos emuladores não é assim tão fácil como parece. Estes necessitam de adaptar o funcionamento de certos sistemas para serem corretamente executados em diferentes plataformas, processo que é bastante exigente a nível de recursos.
O emulador RPCS3 pretende criar isso mesmo, colocando uma PlayStation 3 nos smartphones Android. E recentemente o projeto revelou algumas novidades interessantes, com a entrada da nova versão Alpha do mesmo para dispositivos Android.
Este marco é atingido menos de três meses depois de um dos criadores do projeto ter revelado que o emulador da PS3 para Android ainda demoraria a chegar. Em parte, a previsão alongada foi deixada porque existiam muitas críticas e atrasos para lançar o projeto, mas parece que esses foram finalmente resolvidos.
O programador chave do RPCS3 revelou ter estado uma semana completa a trabalhar na primeira versão Alpha, que vai dar os primeiros passos em colocar jogos da PS3 diretamente em dispositivos Android.
Tendo em conta que ainda é uma versão bastante inicial, esta vai conter erros e falhas, e o desempenho pode ficar abaixo do esperado. O seu desenvolvimento deve ser melhorado para o futuro.
Além disso, a lista de jogos compatíveis com o RCPS3 no Android ainda é bastante limitada, e os que iniciam corretamente, apresentam um desempenho abaixo do esperado – com falhas e graves problemas de desempenho final.
Embora o RCPS3 seja um dos emuladores da consola da Sony mais conhecidos atualmente, o mesmo não foi dos primeiros a chegar ao Android. Esse feito foi atingido por aPS3e, embora o projeto tenha sido terminado subitamente, e o programa removido.
Com isto, DH, um dos programadores chave do RCPS3, revelou que iria analisar a possibilidade de lançar a sua versão para Android, aproveitando o conhecimento do emulador faz anos no PC.
Embora a versão Alpha seja certamente um marco para o projeto, ainda será mais uma prova de conceito do que propriamente algo que se recomende usar, sobretudo devido aos bastantes problemas que ainda possui. Por exemplo, tendo em conta as limitações do sistema, o emulador não funciona de todo em dispositivos da Xiaomi que tenham o HyperOS.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!