A Google continua a expandir a sua proteção contra esquemas no Android, tendo agora avançado com a sua nova funcionalidade de deteção de esquemas e phishing com a ajuda de IA.
A IA encontra-se cada vez mais presente no mercado, tanto do lado de quem a usa para tentar proteger os utilizadores, como também por quem é responsável pelos ataques. Com isto, a Google pretende agora usar a IA para ajudar a proteger os utilizadores de possíveis ataques e esquemas que os mesmos tenham acesso nos seus dispositivos Android.
Com este novo sistema, que vai integrar-se diretamente em todos os dispositivos Android com os Serviços da Google, a empresa pretende fornecer uma proteção extra contra chamadas e mensagens de esquemas, usando IA para ajudar a identificar os mesmos.
Esta proteção foca-se em proteger os utilizadores de situações que podem começar por aparentar ser legítimas, mas evoluem para esquemas bastante complexos, e que podem enganar até os utilizadores mais atentos.
A Google afirma ter criado parcerias com algumas das maiores entidades financeiras, em todo o mundo, para ajudar a identificar os esquemas mais vulgares usando os seus nomes, e as técnicas usadas para enganar os utilizadores.
Desta forma, a Google teve a capacidade de melhorar os sistemas de identificação e bloqueio de possíveis esquemas que possam surgir, seja por via de aplicações maliciosas ou até mensagens de texto e chamadas.
O novo sistema de proteção com IA da Google vai integrar-se diretamente com o sistema de mensagens do Android, identificando textos que possam corresponder a esquemas, ou que tenham links para sites potencialmente maliciosos, com o objetivo de enganar os utilizadores e roubar informação pessoal.
Este sistema vai ainda aplicar-se às chamadas, com os números conhecidos por serem usados por esquemas a terem a indicação de tal atividade antes mesmo dos utilizadores atenderem a chamada. Para quem esteja nos EUA, este sistema pode ainda analisar a conversa, usando o sistema de IA do Gemini em formato local, e identificar padrões usados para esquemas, alertando os utilizadores do mesmo. Este sistema vai encontrar-se disponível, por agora, apenas para utilizadores de dispositivos Pixel e residentes nos EUA - em breve deve abranger outras regiões.
Estes sistemas prometem melhorar consideravelmente a segurança dos utilizadores do Android, e evitar que os mesmos possam cair em esquemas pelos seus dispositivos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!