Recentemente a Mozilla realizou algumas mudanças nos Termos do Firefox, que foram vistas pela comunidade como controversas. As mudanças indicavam que a empresa poderia recolher dados dos utilizadores e usar os mesmos para vários fins – embora a Mozilla tenha-se defendido que a recolha será apenas a estritamente necessária para o funcionamento do navegador.
A Mozilla indicou que as alterações realizadas foram tidas em conta apenas para clarificar as intenções do Firefox e da forma como os dados são processados pelo mesmo, mas as mudanças acabaram por causar ainda mais confusão e duras críticas contra a entidade.
Face às mesmas, a Mozilla deixou agora uma nova revisão dos Termos de Serviço do Firefox. Os novos termos indicam claramente que certos dados podem ser recolhidos pela Mozilla, mas que a empresa não irá deter os direitos dos mesmos, nem passará a usar os mesmos em formato aberto. Foi ainda clarificado que a recolha encontra-se associada com a política de privacidade do Firefox, e que diz respeito aos dados necessários para que se possa processar as funcionalidades base do navegador.
Além disso, a empresa atualizou ainda o seu FAQ de privacidade, na forma como a entidade “vende” os dados e o conceito desta ideia. Na nova revisão, o FAQ indica que a empresa não vende os dados dos utilizadores, e apenas distribui informação anónima com alguns parceiros associados com o Firefox e a forma de funcionamento do mesmo.
A entidade espera que estas revisões ajudem a clarificar os termos de uso do Firefox e da Mozilla, e possam acabar com algumas das dúvidas criadas com as mudanças anteriores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!