A Meta encontra-se a preparar para adotar o mesmo formato de verificação de factos que existe faz alguns anos na X. A plataforma, no seguimento das medidas reveladas por Mark Zuckerberg, vai começar a adotar o sistema de notas comunidades para a verificação de dados, em todas as publicações do Facebook, Instagram e Threads.
Hoje, a Meta confirmou que o novo sistema vai começar a ficar ativo a partir de 18 de Março. Este sistema, por agora, encontra-se destinado apenas aos EUA, mas espera-se que venha a alargar para outros locais em breve. O sistema é bastante parecido ao existente na X desde 2021, onde a verificação de factos passa a ser feita pela comunidade diretamente.
Os executivos da Meta pretendem melhorar a tecnologia primeiro nos EUA, antes de a lançarem para outros mercados, tendo em conta que este é o mercado mais lucrativo para a Meta. Ao mesmo tempo, permite que a empresa comece a testar a tecnologia em larga escala, e adapte a mesma conforme necessário.
Em parte, a Meta optou por não lançar o sistema a nível global porque existem algumas regras bem mais específicas para a União Europeia, onde a X encontra-se atualmente a ser investigada para analisar se as notas comunitárias são realmente efetivas em combater desinformação.
Ao mesmo tempo, esta medida pode ser uma forma da Meta agradar ao atual presidente dos EUA, Donald Trump, depois do mesmo ter deixado no passado duras críticas para as medidas conservadoras de censura da plataforma.
Zuckerberg revelou o sistema de notas comunitárias para as suas plataformas em Janeiro, causando alguma controvérsia, mas como uma visão a longo prazo para a rede social. Desde 2016 que a plataforma tem usado um sistema de verificação de factos, que se baseia em entidades credenciadas em analisar as informações partilhadas e verificar se as mesmas são verdadeiras ou não.
A Meta acredita que as notas comunitárias podem ser mais transparentes na hora de verificar os factos das publicações nas suas redes, enquanto dá mais controlo também para os utilizadores e a comunidade em geral, em prol da liberdade de expressão.
De relembrar que a Meta começou a aceitar utilizadores para testarem a rede de verificação de factos pelas Notas Comunitárias em Fevereiro, e deve alargar a mesma em breve. O funcionamento das notas é bastante parecido ao da X, onde os utilizadores podem deixar os comentários sobre uma publicação, e esta será votada por outros utilizadores da rede. Caso as notas atinjam um certo volume de votações, passam a surgir como verificação de factos junto das publicações.
Este sistema vai começar por ser integrado no Facebook, Instagram e Threads. Embora seja focado para os EUA, as notas comunitárias podem surgir em utilizadores de outras regiões, embora os utilizadores nas mesmas não possam votar ou criar novas notas no sistema.
Embora o sistema de Notas Comunitárias tenha certamente as suas falhas, vários analistas apontam que este sistema é visto como sendo de maior credibilidade do que a simples verificação dos factos por uma entidade externa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!