Ao longo dos anos têm vindo a existir algumas distribuições de Linux que tentam recriar a experiência do Windows, e até criar um sistema inteiramente novo que pretenda ser a “cópia” do sistema da Microsoft.
O ReactOS é um deles, que está em desenvolvimento faz já largos anos. Inicialmente, o projeto foi criado para tentar replicar a experiência do Windows XP, mas com o formato aberto da comunidade Linux. O sistema teria ainda a capacidade de replicar a capacidade de executar aplicações tal como no Windows.
No entanto, embora a ideia seja certamente nobre, o ReactOS ainda continua a ter um desenvolvimento bastante lento e longe de ser considerado um sistema “a recomendar”, sobretudo para o dia a dia. Parece mais um projeto em teste do que propriamente algo “final”.
Em 2023 o ReactOS recebeu uma das maiores atualizações dos últimos anos, com suporte para UEFI e melhorias na interface, que a tornam mais simples de usar. Para quem tenha usado o ReactOS deve rapidamente relembrar-se da era do Windows 98, tendo em conta que é bastante parecida.
Com todo o desenvolvimento lento, é certamente notável quando novidades acabam por surgir. E recentemente, a equipa de desenvolvimento do ReactOS acaba de confirmar um novo feito.
A partir da sua conta na X, a equipa revelou que foi capaz de adaptar o kernel do ReactOS para conseguir arrancar o sistema base de áudio do Windows no mesmo... mas tecnicamente será apenas isso. Embora a base do sistema arranque sem problema, ainda não funciona de todo – portanto continua a não existir saída de som - embora a equipa afirme ser um bom progresso.
A equipa de desenvolvimento também reconhece que o ReactOS conta atualmente com suporte limitado a som, e que o mesmo não funciona corretamente em todas as aplicações ou saídas. A integração da base de som do Windows dentro do ReactOS pode ajudar a melhorar isso, embora ainda seja necessário um longo trabalho para o tornar utilizável.
Por fim, a equipa afirma ainda que tem estado algo “inativa” das redes sociais, mas que se encontra a preparar algo para breve, portanto poderemos vir a ter algumas novidades.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!