Não é segredo que a Google tem vindo a aumentar a luta contra os bloqueadores de publicidade, e o Youtube é um claro exemplo disso. A plataforma tem vindo a lançar várias formas de evitar que a publicidade seja aplicada – ao ponto de limitar a visualização de conteúdos por completo para quem os usa.
E numa recente atualização, a plataforma parece estar novamente a aplicar medidas para prevenir que os mesmos sejam usados durante a reprodução de vídeos. Quando a publicidade é bloqueada dentro da plataforma, esta apresenta uma mensagem para os utilizadores deixarem de usar o bloqueio da mesma no site, e caso continuem a fazer essa prática, ficam mesmo impedidos de verem novos conteúdos.
A empresa alega que o uso de bloqueadores de publicidade viola os termos de serviço do Youtube, e consequentemente, a empresa encontra-se no direito de impedir o acesso ao serviço para quem considere usar estes sistemas.
Além de medidas para prevenir o bloqueio, a empresa tem mesmo vindo a testar integrar publicidade diretamente nos vídeos de origem dos servidores da empresa, que virtualmente impede qualquer formato de funcionamento para os bloqueadores de publicidade – já que a transmissão será igual a qualquer outro vídeo da plataforma.
Embora os bloqueadores de publicidade tenham vindo a tentar contornar estes bloqueios, parece que uma recente atualização da Google veio agora destabilizar novamente os mesmos. O foco da empresa desta vez parece ter sido os sistemas de bloqueio de publicidade que alguns navegadores integram nos mesmos – como o Firefox, Opera e Brave.
Os utilizadores que tenham estes navegadores, e mantenham as configurações padrão de bloquear a privacidade, podem começar a notar que a publicidade volta a ser apresentada na plataforma de vídeos, ou as mensagens a informar para desativar o sistema voltam a surgir.
Os utilizadores são agora forçados a remover ou desativar as funcionalidades de proteção de privacidade e de publicidade que estes navegadores fornecem também dentro do site. A medida não é de todo inesperada, mas ao mesmo tempo ainda resta saber se irá ser eficaz, tendo em conta que os bloqueadores de publicidade tendem a encontrar formas de contornar os limites.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!