Se existe algo novo na internet, a internet certamente vai encontrar formas de a usar para os mais variados fins – por vezes até aqueles que não foram inteiramente os desejados.
A Google revelou recentemente o seu novo modelo Gemini Flash 2.0, que conta com capacidades avançadas, como a criação e edição de fotos. Atualmente, o modelo ainda se encontra marcado como experimental, mas os programadores já o podem usar livremente para as suas criações.
E ao que parece, este modelo conta com algumas melhorias na capacidade de edição de fotos. Rapidamente foi descoberto que o modelo é bastante bom a remover conteúdos indesejados das fotos... até mesmo os que não deviam ser removidos.
Os utilizadores têm vindo a confirmar que o Gemini Flash 2.0 é bastante bom em remover marcas de água das imagens, sobretudo de plataformas que fornecem imagens pagas e de stock. O modelo aparenta ter boas capacidades para identificar estas marcas de água, e remover as mesmas, deixando a imagem final sem essas “intrusões”.
Obviamente, esta medida é algo que certamente a Google não pretenderia para o seu modelo. Muitas entidades aplicam “limites” do que os seus modelos de IA podem realizar, e o Gemini Flash 2.0 não é exceção, mas com os pedidos certos, é possível levar o modelo a remover estas marcas de água.
Esta medida viola os termos das plataformas de onde as imagens foram retiradas, e claro, não garante qualquer direito de autor das mesmas. Mas algo interessante é que a Google adiciona, nas suas imagens criadas ou editadas por IA, a sua própria marca de água invisível. Portanto esta ainda existe nas imagens finais, apenas não como se pretendia.
Desconhece-se por quanto tempo o modelo da Google vai continuar a permitir estes pedidos, sobretudo agora que é do conhecimento público as suas atividades. Ao mesmo tempo, as empresas tendem a não ser levianas em casos onde os seus sistemas de IA são usados de forma abusiva – recentemente a Microsoft processou um grupo de utilizadores que usavam os seus modelos de IA para criar imagens com conteúdos pornográficos, contornando alguns dos filtros aplicados pela empresa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!