A Google encontra-se a disponibilizar uma nova funcionalidade de segurança para o Android, parecida com algo que a Apple também realizou recentemente no seu sistema. Em breve, os dispositivos Android que não tenham sido usados por mais de três dias consecutivos e estejam bloqueados, podem ser automaticamente reiniciados para garantir mais privacidade e segurança para os dados.
A nova funcionalidade permite que o Android se reinicie automaticamente, caso o dispositivo não tenha utilização por três dias. Desta forma, os dados são forçados a uma nova encriptação, que normalmente acontece no arranque do dispositivo, e a memória RAM é igualmente limpa de dados potencialmente comprometedores.
A funcionalidade pretende evitar que uma pessoa com acesso físico ao dispositivo, ou autoridades, possam tentar aceder aos dados do mesmo estando este bloqueado. O reinicio faz com que o sistema encripte os dados, e consequentemente, torna o acesso aos mesmos mais complicado de ser feito.
Em janeiro, os programadores do GrapheneOS tinham alertado para o facto de existirem grupos e autoridades que estão a obter dados de dispositivos Android explorando falhas do sistema e do firmware dos dispositivos. Entre estes encontram-se falhas relacionadas com a encriptação de dados e o acesso a dados em memória.
Mesmo que os dispositivos estejam bloqueados, caso os mesmos sejam apreendidos pelas autoridades, ainda se consegue tentar aceder a alguns dados existentes nos mesmos, o que pode ser usado para aceder a dados potencialmente sensíveis dos utilizadores.
A nova funcionalidade vai reiniciar automaticamente os dispositivos se forem bloqueados e permanecerem nesse estado por mais de 72 horas. A novidade deve chegar aos dispositivos por intermédio de atualização dos Serviços da Google, via a Play Store. Portanto os utilizadores apenas necessitam de manter os seus dispositivos atualizados para beneficiarem desta proteção.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!