O Facebook encontra-se a preparar para aplicar medidas contra conteúdos de spam, mais concretamente contra as contas que partilham regularmente este formato de conteúdos.
A Meta confirmou que vai começar a reduzir o alcance de contas que partilham regularmente conteúdos considerados como spam – face aos termos da rede social – e a impedir que as mesmas tenham acesso a ferramentas de monetização da Meta.
Ao mesmo tempo, a Meta indicou ainda estar a trabalhar para remover contas do Facebook que sejam usadas para falsas interações e para roubarem a identidade de outras.
Estas medidas surgem depois de Mark Zuckerberg ter revelado que pretendia colocar o Facebook como nos “velhos tempos”, onde a plataforma era focada para conteúdos do real interesse dos utilizadores. A redução de conteúdos considerados como spam pode ser uma forma da plataforma tentar voltar aos tempos antigos, onde a maioria das publicações eram, efetivamente, de utilizadores reais, amigos e familiares.
A Meta confirma que existem contas na sua plataforma que são focadas em enganar o algoritmo, publicando conteúdo de baixa qualidade, apenas para ganharem relevância para os mais variados fins. Um dos exemplos de tal encontra-se no uso abusivo de hashtags, que muitas vezes são usadas como forma de chegarem a ainda mais utilizadores.
Outro exemplo encontra-se na partilha de conteúdos que nem sempre são relevantes entre si. Por exemplo, partilhar a imagem de um cão, para na legenda colocar a descrição de factos sobre um país.
Embora a Meta aponte que nem todos os conteúdos nestes formatos são criados com intenções maliciosas, podem acabar por ocultar conteúdos de criadores originais que tentam usar a plataforma para chegarem a novos utilizadores.
Para tal, a Meta vai começar a dar menos visibilidade a contas e conteúdos que as mesmas partilham que sejam recorrentemente validados como spam. Além disso, a empresa vai ainda testar um sistema de votação negativa para comentários, que pretende fornecer um meio do algoritmo indicar comentários que possam não ser apropriados para as publicações.
Os sistemas da Meta foram ainda atualizados para esconder automaticamente comentários de contas que não sejam consideradas verdadeiras, ou que podem estar a fazer-se passar por outros utilizadores. Os comentários destas contas devem surgir escondidos das publicações, dando assim menos visibilidade aos mesmos.
Esta medida da Meta não é de todo inesperada, ainda mais tendo em conta que o espirito original do Facebook foi perdido ao longo dos anos. Em 2022, Zuckerberg indicava que o Facebook estava a perder a sua cultura e relevância, e que eram necessárias mudanças drásticas para evitar que isso viesse a afetar a plataforma.
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