A Samsung prepara-se para disponibilizar oficialmente a sua nova interface, a One UI 8.0, para os smartphones Galaxy compatíveis durante a segunda metade deste ano. A expectativa é elevada, e surgem indicações de que a versão beta pública do software poderá arrancar ainda durante o mês de maio.
Este ritmo acelerado no desenvolvimento da nova interface por parte da Samsung surge após alguns contratempos e atrasos que afetaram a One UI 7.0. Com a recente apresentação oficial do Android 16, foi também divulgada uma lista preliminar dos smartphones e tablets da marca que, ao que tudo indica, não receberão a futura One UI 8.0.
Quando chega a One UI 8.0 e o que esperar da fase beta
O Google tem previsto o lançamento da versão estável do Android 16 para meados de junho. Seguindo este calendário, espera-se que a Samsung apresente a One UI 8.0 juntamente com os seus novos dobráveis, o Galaxy Z Fold 7 e o Galaxy Z Flip 7, entre julho e agosto.
Logo de seguida, a atualização deverá começar a ser disponibilizada para a futura gama Galaxy S25 e restantes smartphones e tablets compatíveis da marca. A possibilidade de uma fase beta pública ter início ainda este mês sugere que os utilizadores mais entusiastas poderão em breve ter um primeiro contacto com as novidades.
Os modelos Galaxy que não vão receber a One UI 8.0
Caso a Samsung mantenha a sua política de atualizações de software atual, os seguintes dispositivos deverão permanecer na One UI 7.0, não recebendo a nova versão:
- Galaxy S21
- Galaxy S21 Plus
- Galaxy S21 Ultra
- Galaxy Z Fold 3
- Galaxy Z Flip 3
- Galaxy Tab S6 Lite (2022)
- Galaxy Tab Active 4 Pro
- Galaxy A14
- Galaxy A14 5G
- Galaxy M33
- Galaxy M14
- Galaxy M14 5G
- Galaxy F14 5G
As novidades esperadas na One UI 8.0
Para esta nova geração da sua interface, a Samsung deverá focar-se em melhorias incrementais que visam refinar a experiência de utilização. Entre as novidades especuladas, contam-se:
- Um novo design para o navegador Samsung Internet.
- Otimizações no Samsung DeX, a plataforma que transforma o telemóvel numa experiência de desktop.
- Uma versão atualizada do RAM Plus, que permite expandir a memória RAM virtualmente.
- Animações do sistema ainda mais fluidas e responsivas.
- Ajustes e possíveis novas funcionalidades na Now Bar.
Os próximos meses serão cruciais para confirmar o calendário exato e todas as funcionalidades que a One UI 8.0 trará aos dispositivos Samsung Galaxy.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!