O ChatGPT está a testar uma nova capacidade que poderá revolucionar a forma como interagimos com a inteligência artificial: o suporte para o Model Context Protocol (MCP). Esta novidade promete permitir que o popular chatbot da OpenAI se conecte a serviços de terceiros, abrindo um leque de novas possibilidades tanto para utilizadores comuns como, especialmente, para o mundo empresarial.
O que é o Model Context Protocol (MCP)?
O MCP é um padrão de código aberto (open-source) concebido para permitir que programadores exponham dados de aplicações e serviços externos de forma segura. Ao adotar este protocolo, sistemas de inteligência artificial como o ChatGPT poderão utilizar essa informação contextual para realizar tarefas de forma mais eficiente e personalizada.
Imagine, por exemplo, o ChatGPT a conseguir aceder à sua conta do Gmail para o ajudar a redigir respostas a emails, ou a consultar o seu calendário para agendar reuniões, tudo isto de forma integrada na interface do chatbot.
Uma revolução para as empresas
Embora as aplicações para o consumidor final sejam interessantes, o verdadeiro potencial do MCP poderá residir no setor empresarial. A capacidade de conectar o ChatGPT a ferramentas internas e bases de dados específicas de uma empresa representa um avanço significativo. Isto permitiria às organizações partilhar dados relevantes com o modelo de IA, quando necessário, para automatizar processos, obter insights a partir de grandes volumes de informação ou criar assistentes virtuais altamente especializados.
Novos "Connectors" em teste
A descoberta desta nova funcionalidade em desenvolvimento foi partilhada por Tibor na plataforma X (anteriormente Twitter). Nas definições do ChatGPT, surgiu uma nova secção denominada "Connectors". Dentro desta, é possível selecionar a opção "Custom" (Personalizado) e adicionar uma nova ferramenta.
Ao configurar um novo conector personalizado, o utilizador é solicitado a inserir um nome para a ferramenta, o seu URL (endereço web) e uma descrição. Este mecanismo sugere que o ChatGPT está a ser preparado para se ligar a aplicações ou APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) proprietárias dos utilizadores ou empresas.
Próximos passos
De momento, o suporte para o Model Context Protocol ainda se encontra em fase de testes internos na OpenAI. Contudo, dada a sua aparição nas definições da plataforma, é expectável que um anúncio oficial sobre esta nova e promissora funcionalidade possa surgir nos próximos dias ou semanas. Resta aguardar para ver como a OpenAI irá implementar esta capacidade e quais serão os primeiros serviços de terceiros a tirar partido dela.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!