1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

alerta em imagem do Windows

 

A mais recente atualização cumulativa para o Windows 10, identificada como KB5058379, está a causar dores de cabeça a alguns utilizadores. Após a instalação e o reinício obrigatório do sistema, certos dispositivos estão a ser confrontados com pedidos inesperados de recuperação do BitLocker.

 

Uma atualização de segurança importante, mas com percalços

 

Lançada pela Microsoft a 13 de maio de 2025, como parte do ciclo mensal "Patch Tuesday", a atualização KB5058379 é de instalação mandatória. O seu principal objetivo é corrigir vulnerabilidades de segurança no sistema operativo, incluindo cinco falhas "zero-day" que estavam a ser ativamente exploradas. No entanto, o que deveria ser uma simples melhoria de segurança transformou-se num obstáculo para alguns.

 

Relatos de utilizadores: O ecrã de recuperação BitLocker surge do nada

 

Pouco tempo após a disponibilização da KB5058379, começaram a surgir relatos, primeiramente destacados pelo site Windows Latest, de utilizadores e administradores de sistemas que se depararam com o ecrã de recuperação do BitLocker no Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE) logo após o reinício do computador.

 

Embora o problema não pareça afetar todos os dispositivos com Windows 10, o volume de queixas indica uma incompatibilidade gerada pela atualização em configurações específicas. "Temos cerca de meia dúzia de portáteis que experienciaram vários problemas intermitentes após receberem o mesmo KB - alguns requerem chaves BitLocker para arrancar, outros recusam-se a arrancar de todo," partilhou um administrador de sistemas no Reddit. Outro utilizador, nos fóruns da Microsoft, confirmou: "A mais recente atualização de qualidade KB5058379, lançada a 13 de maio, falhou em dispositivos Windows 10. Em alguns dispositivos, causou o aparecimento da janela da chave BitLocker após o reinício." Diversos outros relatos corroboraram esta situação em ambientes empresariais.

 

Diversos fabricantes afetados, causa ainda incerta

 

A falha parece transversal a diferentes marcas de hardware, com registo de problemas em equipamentos da Lenovo, Dell e HP. Esta variedade torna difícil, para já, identificar um conflito de hardware ou uma definição específica que esteja na origem do erro.

 

Primeira solução apontada pela comunidade: Desativar Intel TXT

 

Alguns utilizadores no Reddit reportaram ter conseguido contornar o problema e aceder novamente ao Windows desativando a tecnologia Intel Trusted Execution Technology (TXT) diretamente nas definições da BIOS do computador. A Intel TXT é uma funcionalidade de segurança baseada em hardware que visa verificar a integridade dos componentes do sistema antes de permitir a execução de operações sensíveis.

 

Microsoft investiga problema com a KB5058379

 

Apesar de ainda não existir um reconhecimento público oficial por parte da Microsoft sobre esta questão específica, o suporte da empresa terá já confirmado a um utilizador estar ciente das dificuldades. "Gostaria de informar que estamos atualmente a experienciar um problema conhecido com o Patch de Maio KB5058379, intitulado 'Recuperação BitLocker Desencadeada em dispositivos Windows 10 após instalar KB5058379' em máquinas Windows 10," terá sido a resposta partilhada por um utilizador afetado no Reddit. "Um pedido de suporte já foi levantado junto da equipa do Microsoft Product Group (PG), e eles estão a trabalhar ativamente numa resolução."

 

Soluções oficiais (temporárias) da Microsoft para recuperar o acesso

 

Entretanto, a Microsoft terá partilhado alguns passos que os utilizadores podem seguir para tentar recuperar o acesso ao Windows:

 

  1. Desativar o Secure Boot:

    • Aceda às definições da BIOS/Firmware do sistema.
    • Localize a opção Secure Boot e defina-a como Disabled (Desativado).
    • Guarde as alterações e reinicie o dispositivo.
  2. Desativar Tecnologias de Virtualização (se o problema persistir):

    • Reentre nas definições da BIOS/Firmware.
    • Desative todas as opções de virtualização, incluindo:
      • Intel VT-d (VTD)
      • Intel VT-x (VTX)
    • Nota: Esta ação pode solicitar a chave de recuperação do BitLocker, por isso, certifique-se de que a tem disponível.
  3. Verificar o Estado da Proteção de Firmware do Microsoft Defender System Guard: Pode verificar isto de duas formas:

    • Método pelo Registo:
      • Abra o Editor de Registo (regedit).
      • Navegue até: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\DeviceGuard\Scenarios\SystemGuard
      • Verifique o valor DWORD Enabled:
        • 1 → Proteção de firmware está ativa.
        • 0 ou ausente → Proteção de firmware está desativada ou não configurada.
    • Método pela Interface Gráfica (se disponível):
      • Abra a Segurança do Windows > Segurança do dispositivo e procure em Isolamento de núcleo ou Proteção de firmware.
  4. Desativar a Proteção de Firmware via Política de Grupo (se restringido por política): Se as definições de proteção de firmware estiverem ocultas devido à Política de Grupo, siga estes passos:

    • Usando o Editor de Política de Grupo:
      • Abra o gpedit.msc.
      • Navegue até: Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Device Guard > Ativar Segurança Baseada na Virtualização
      • Em Configuração de Arranque Seguro, defina a opção como Desativado.
    • Ou via Editor de Registo:
      • [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\DeviceGuard\Scenarios\SystemGuard]
      • "Enabled"=dword:00000000
    • Importante: É necessário reiniciar o sistema para que esta alteração tenha efeito.

 

Atenção aos impactos na segurança e desempenho

 

É fortemente recomendado testar primeiro a desativação da tecnologia TXT na BIOS antes de proceder à desativação do Secure Boot ou das funcionalidades de virtualização. Estas últimas alterações podem ter um impacto significativo na segurança do dispositivo, no seu desempenho e na usabilidade de software de virtualização.

 

Espera-se que a Microsoft lance uma correção oficial para este problema brevemente. Até lá, os utilizadores afetados pela KB5058379 deverão considerar estas soluções temporárias com cautela.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech