1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple iPhone Air

 

O muito aguardado iPhone 17 Air, previsto para chegar ao mercado em 2025, poderá surpreender com um design incrivelmente fino. O segredo para esta proeza poderá residir numa nova e avançada tecnologia de baterias desenvolvida pela TDK, cujo lançamento está mais próximo do que se esperava.

 

TDK acelera produção de baterias com ânodo de silício

 

A fornecedora japonesa TDK está a finalizar os preparativos para iniciar o envio da sua mais recente geração de baterias com ânodo de silício já no final de junho deste ano. Esta antecipação representa um avanço significativo em relação ao cronograma original, que apontava para o terceiro trimestre.

 

Noboru Saito, CEO da TDK, partilhou esta novidade numa entrevista recente, citada pelo DigiTimes. O responsável máximo da empresa sugeriu que este adiantamento no calendário de produção poderá dar aos fabricantes de smartphones a margem necessária para integrar estas novas células em modelos mais finos a serem lançados ainda durante 2025. "Fizemos bons progressos e vamos enviá-las muito em breve," afirmou Saito, acrescentando que "alguns fabricantes de telemóveis poderão usar a nova bateria nos seus produtos uma geração mais cedo."

 

Um iPhone 17 Air com apenas 5,5mm e bateria promissora?

 

Esta inovação da TDK assume particular relevância para o futuro iPhone 17 Air. Diversos rumores, incluindo previsões do conceituado analista Ming-Chi Kuo, indicam que este modelo da Apple poderá apresentar uma espessura de apenas 5,5 milímetros no seu ponto mais fino.

 

As baterias da TDK distinguem-se por utilizar silício nos ânodos, em detrimento do tradicional grafite. Esta alteração permite que as baterias armazenem aproximadamente 15% mais energia no mesmo volume físico, quando comparadas com as baterias recarregáveis convencionais. Este ganho de densidade energética é visto como um fator crucial para conseguir manter uma autonomia satisfatória num dispositivo com um formato tão esguio.

 

Autonomia do iPhone 17 Air: O grande ponto de interrogação

 

Apesar das promessas da nova tecnologia de bateria, o desempenho energético do iPhone 17 Air ainda é alvo de debate e informações contraditórias.

Wayne Ma, jornalista do The Information, avançou que o dispositivo poderá ter uma autonomia "pior" do que a de modelos anteriores do iPhone. Em contrapartida, Mark Gurman, da Bloomberg, manifestou uma perspetiva mais otimista, sugerindo que a duração da bateria deverá ser "equivalente à dos iPhones atuais", um feito que seria alcançado através de otimizações de hardware e software.

 

A alimentar a esperança de uma autonomia competente, Ming-Chi Kuo mencionou recentemente numa publicação no seu blog que o iPhone 17 Air irá incorporar uma bateria de "alta densidade", embora não tenha adiantado mais pormenores sobre esta característica.

 

Outros trunfos para mais espaço e eficiência

 

Existem ainda outros rumores que podem influenciar positivamente a questão da bateria. Especula-se que o iPhone 17 Air poderá vir equipado com o modem C1 da Apple, conhecido pela sua superior eficiência energética. Adicionalmente, a potencial ausência de uma câmara Ultra Wide neste modelo poderia libertar mais espaço interno precioso, permitindo a inclusão de uma bateria de maiores dimensões.

 

Olhando para 2027: A Apple e as baterias de silício puro

 

A longo prazo, a ambição da Apple no que toca a baterias poderá ir ainda mais longe. Uma notícia veiculada recentemente pelo ETNews sugere que a empresa de Cupertino poderá adotar uma tecnologia de baterias de silício ainda mais avançada para o seu iPhone de 2027, ano em que se assinala o 20º aniversário do lançamento do icónico smartphone.

 

Esta bateria de próxima geração poderia, teoricamente, utilizar ânodos de silício puro, material com capacidade para armazenar até 10 vezes mais iões de lítio por grama do que os materiais atualmente empregues.

 

A própria TDK não está parada no tempo e, segundo o seu CEO, já se encontra a desenvolver a sua quarta geração de baterias de silício. "Planeamos introduzir as baterias de silício de quarta geração algures no próximo ano fiscal para alargar ainda mais a nossa liderança," declarou Noboru Saito. O responsável sublinhou ainda que "a produção em massa de baterias de silício requer um know-how especial. Não é algo que se consiga fazer apenas juntando os materiais."

 

iPhone 17 Air: O sucessor do Plus chega em setembro

 

Prevê-se que o iPhone 17 Air, que deverá contar com um ecrã de 6,6 polegadas, substitua o modelo Plus na gama de smartphones da Apple em 2025. O seu anúncio oficial é esperado para o mês de setembro, alinhado com o tradicional calendário de lançamentos de outono da gigante tecnológica.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech