O muito aguardado SUV Xiaomi YU7 fez a sua estreia pública na noite de 22 de maio, mas a verdadeira agitação em torno deste lançamento começou bem antes das luzes da ribalta. O mercado secundário já fervilha com especuladores a oferecerem "direitos de compra prioritária" para o novo veículo, com preços que variam entre algumas centenas e dezenas de milhares de yuan, o equivalente a centenas ou mesmo milhares de euros.
A "caça" à prioridade no novo SUV da Xiaomi
Diversas plataformas de comércio de segunda mão viram surgir múltiplos anúncios de indivíduos que se propõem a garantir encomendas do Xiaomi YU7 para os compradores mais apressados. Estes vendedores alegam ter acesso a "software externo" ou "códigos F internos" que lhes permitem assegurar prioridade na aquisição dos primeiros lotes do veículo. Alguns chegam a prometer uma "taxa de sucesso de 99%" para atrair potenciais interessados.
Os valores pedidos por estes "serviços" variam tipicamente entre os 800 e os 5.000 yuan (aproximadamente 102 a 640 euros), mas há quem peça até 20.000 yuan (cerca de 2.560 euros). Um dos vendedores assegurou que, através dos seus "meios tecnológicos", conseguiria quase de certeza garantir uma encomenda, e que, em caso de insucesso, não cobraria qualquer taxa. Salientou ainda que uma taxa de 3.000 yuan (aproximadamente 384 euros) era já bastante razoável.
Um filme repetido: O caso do Xiaomi SU7 e a posição da marca
Esta não é a primeira vez que atividades de especulação surgem em torno dos lançamentos de veículos da Xiaomi. Em 2024, incidentes semelhantes ocorreram com o Xiaomi SU7, levando o fundador, presidente e CEO da Xiaomi, Lei Jun, a emitir um comunicado. Na altura, Lei Jun sublinhou que a empresa não apoiava encomendas feitas "às cegas" nem a recolha de depósitos através de canais não oficiais.
A posição oficial da Xiaomi é clara: todas as aquisições devem ser efetuadas através dos seus canais oficiais, e as encomendas, uma vez confirmadas, são geralmente intransmissíveis. Apesar destes avisos, o mercado de especulação continua a florescer, impulsionado pela elevada procura e pela oferta limitada dos veículos da marca chinesa.
Os perigos de contornar os canais oficiais e a pressão na produção
Um analista anónimo da indústria automóvel referiu que os especuladores prosperam com os desequilíbrios entre a oferta e a procura. Se a Xiaomi não conseguir resolver prontamente as questões relacionadas com a capacidade de produção, a ansiedade do mercado só tenderá a intensificar-se. O período inicial de entrega do Xiaomi SU7 foi consideravelmente longo, e desafios semelhantes poderão surgir com o YU7 se a procura exceder largamente a oferta.
O mesmo analista alertou ainda para os riscos associados aos serviços de compra através de terceiros. Estes serviços não podem garantir os direitos de compra e podem mesmo levar ao cancelamento das encomendas pelo sistema oficial da Xiaomi. Os consumidores arriscam-se a perder dinheiro e a ver os seus dados pessoais expostos em plataformas de terceiros. É crucial que os consumidores avaliem racionalmente o valor do produto e evitem decisões impulsivas que os possam levar a ser vítimas de esquemas fraudulentos.
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