1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11

 

Em março deste ano, aqui no TugaTech, demos conta de uma interessante recomendação da Microsoft relativamente aos novos PCs com Windows 11. A empresa destacava como a sua funcionalidade Smart App Control (SAC) poderia reforçar a segurança dos computadores. Contudo, notámos na altura que esta ferramenta está disponível apenas em instalações limpas do sistema operativo.

 

Recorde-se que a Microsoft introduziu o Smart App Control com o lançamento do Windows 11 versão 22H2, em setembro de 2022. Agora, num novo artigo, a gigante de Redmond partilhou diversas vantagens desta funcionalidade em comparação com o software antivírus tradicional.

 

A visão da Microsoft: Menos impacto no sistema

 

Uma dessas vantagens, segundo a Microsoft, reside no benefício inerente que o Smart App Control oferece em termos de desempenho face às aplicações antivírus típicas. A gigante tecnológica explica que a constante análise em segundo plano efetuada por estas últimas pode sobrecarregar os dispositivos.

 

A Microsoft detalha: "Uma vantagem do Smart App Control é o seu impacto mais leve no desempenho do seu PC. Como ajuda a bloquear aplicações prejudiciais antes que possam ser executadas, não há necessidade de uma verificação constante dos ficheiros ativos. Isto significa menos pressão sobre o seu sistema, para que possa continuar a trabalhar ou a jogar sem se preocupar com abrandamentos. O software antivírus tradicional, por outro lado, pode por vezes consumir mais recursos ao analisar ficheiros e processos continuamente."

 

A empresa sublinha que isto acontece porque o Smart App Control é uma solução antimalware proativa, em vez de reativa como um antivírus convencional.

 

A visão da Microsoft: Segurança proativa contra novas ameaças

 

Desta forma, o benefício é duplo, de acordo com a Microsoft. Os utilizadores não só obtêm melhor desempenho e um sistema mais responsivo, como o SAC também consegue neutralizar novas ameaças com base em comportamentos suspeitos que identifica através da sua aprendizagem automática e dados da cloud.

 

Afirma a Microsoft: "O Smart App Control adota uma abordagem proativa, bloqueando aplicações suspeitas antes que tenham oportunidade de causar qualquer dano. O antivírus tradicional, no entanto, é mais reativo, respondendo a ameaças apenas depois de terem sido detetadas no seu sistema. Isto significa que o antivírus tradicional é excelente a identificar e remover ameaças conhecidas, mas pode não detetar novas ou sofisticadas tão rapidamente."

 

Mas nem tudo são rosas: O reverso da medalha do SAC

 

No entanto, e apesar das afirmações da Microsoft, surgem periodicamente relatos de que o SAC também poderá ter um impacto negativo no desempenho, devido a erros que por vezes emergem, conforme aponta um artigo de suporte da Broadcom. Curiosamente, a Broadcom salienta ainda que a gigante de Redmond não forneceu "diretrizes específicas sobre como abordar/remediar tais cenários."

 

Uma discussão pertinente na era do Windows 11

 

Esta discussão assume particular relevância, especialmente considerando que uma parte significativa dos utilizadores parece ainda sentir que edições mais antigas do Windows, como o Windows 8.1 ou o Windows 8, oferecem um desempenho superior, mesmo sendo estas últimas relativamente modernas em termos de interface e conjunto de funcionalidades.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech