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Imagem de marca da Adidas

 

A gigante alemã de artigos desportivos, Adidas, viu-se novamente a braços com uma falha de segurança, admitindo que dados de alguns dos seus clientes foram roubados após um ataque informático direcionado a um dos seus fornecedores de serviços de apoio ao cliente. Este incidente acende mais um alerta sobre a segurança de dados no ecossistema de grandes marcas.

 

O que realmente aconteceu?

 

Segundo um comunicado da Adidas, a empresa "tomou conhecimento recentemente de que uma entidade externa não autorizada obteve determinados dados de consumidores através de um fornecedor terceiro de serviços de apoio ao cliente". A boa notícia, se é que se pode dizer assim, é que, aparentemente, os dados financeiros e palavras-passe dos clientes afetados não foram comprometidos. Os atacantes terão conseguido acesso apenas a informações de contacto.

 

Resposta da Adidas: contenção e investigação

 

A Adidas afirma ter agido prontamente para conter o incidente assim que este foi detetado. "Imediatamente tomámos medidas para conter o incidente e lançámos uma investigação abrangente, colaborando com especialistas de renome em segurança da informação", explicou a empresa.

 

Paralelamente, a marca está no processo de notificar as autoridades competentes sobre esta violação de segurança e compromete-se a alertar os consumidores que possam ter sido afetados. "A Adidas está a informar os consumidores potencialmente afetados, bem como as autoridades de proteção de dados e de aplicação da lei apropriadas, em conformidade com a legislação aplicável", acrescentou a empresa, lamentando "qualquer inconveniente ou preocupação causada por este incidente" e reiterando o seu "total compromisso em proteger a privacidade e segurança" dos seus clientes.

 

Muitas perguntas ainda sem resposta

 

Apesar das garantias, a Adidas ainda não divulgou detalhes cruciais sobre este ciberataque. Permanece por saber o nome do fornecedor de serviços afetado, a data exata em que o incidente foi detetado pelas equipas da Adidas, o número total de clientes cujos dados foram expostos e, fundamentalmente, se a própria rede interna da Adidas foi de alguma forma comprometida durante este ataque ao seu parceiro.

 

Um histórico que preocupa

 

Este não é um episódio isolado no historial da Adidas. No início deste mês de maio, a empresa já tinha revelado outras falhas de segurança que impactaram clientes na Turquia e na Coreia do Sul. Nesses casos, os dados roubados incluíam nomes, endereços de email, números de telefone, datas de nascimento e moradas de clientes que contactaram o centro de apoio ao cliente em 2024 ou antes.

 

Recuando um pouco mais, em junho de 2018, a Adidas admitiu uma outra violação de dados significativa, onde atacantes desconhecidos conseguiram roubar informações de contacto, nomes de utilizador e palavras-passe encriptadas de "alguns milhões" de compradores que utilizaram o website da marca nos Estados Unidos.

 

A repetição destes incidentes levanta sérias questões sobre as medidas de segurança implementadas pela Adidas e, crucialmente, pelos seus múltiplos fornecedores terceirizados que lidam com dados sensíveis de clientes.




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