1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Telegram bloqueado

 

O Vietname deu ordens expressas aos fornecedores locais de telecomunicações para bloquearem o acesso à popular plataforma de mensagens Telegram. Na base da decisão estão preocupações com a segurança nacional e a alegada incapacidade da empresa em cumprir a legislação vietnamita.

 

Segundo informações veiculadas pela publicação vietnamita Tap Chi Cong Thuong, o ministério da tecnologia do país terá afirmado que o Telegram não cooperou com as autoridades locais na abordagem de atividades criminosas que ocorrem na aplicação, incluindo fraude e tráfico de droga. As empresas de telecomunicações foram instruídas a implementar a proibição e a reportar a sua execução até ao dia 2 de junho.

 

Alegações de atividade ilícita generalizada

 

Um relatório governamental recente, citado pelas autoridades, alegava que perto de 70% dos 9.600 canais de Telegram acessíveis no Vietname estavam ligados a atividades ilícitas. Estas atividades incluiriam a disseminação de conteúdo considerado anti-governamental e a distribuição de documentos classificados como "subversivos". As autoridades vietnamitas acusam ainda o Telegram de ignorar repetidos pedidos para remover conteúdo ilegal e para partilhar dados de utilizadores no âmbito de investigações criminais.

 

Telegram surpreendido com a decisão

 

Em resposta, um porta-voz do Telegram declarou à Reuters que a empresa estava "surpreendida" com a decisão de banir a aplicação. O mesmo porta-voz acrescentou que o Telegram tem respondido atempadamente aos pedidos legais provenientes do Vietname.

 

Contexto de controlo apertado da internet

 

O Vietname, um estado comunista de partido único, mantém um controlo rigoroso sobre o conteúdo online e possui um historial de pressão sobre empresas tecnológicas globais para que estas cumpram as regulamentações locais. Organizações de defesa dos direitos humanos, como a Freedom House, têm alertado para o aumento da censura e para a aplicação de medidas punitivas contra jornalistas, ativistas e utilizadores no país.

 

Este não é o primeiro confronto do Vietname com grandes plataformas tecnológicas. Em 2020, surgiram notícias de que o governo vietnamita ameaçou bloquear o Facebook, a menos que a plataforma restringisse mais conteúdo. Já em 2023, considerou banir o TikTok devido a alegações semelhantes. Ambas as plataformas permanecem, no entanto, disponíveis no país.

 

O caso do fundador do Telegram

 

Recentemente, o fundador de origem russa do Telegram, Pavel Durov, foi detido em França sob acusações de que a plataforma terá falhado no combate ao cibercrime e à fraude financeira.

 

Após a sua detenção, Durov afirmou publicamente que o seu objetivo é tornar a aplicação "mais segura e mais forte". Numa declaração, escreveu: "O aumento abrupto do número de utilizadores do Telegram para 950 milhões causou dores de crescimento que facilitaram o abuso da nossa plataforma por criminosos. É por isso que assumi como objetivo pessoal garantir que melhoramos significativamente a este respeito."




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech