A AMD anunciou esta quarta-feira a aquisição da Enosemi, uma startup especializada no design de materiais personalizados que são cruciais para o desenvolvimento de produtos de fotónica de silício. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados. Esta jogada estratégica visa reforçar a capacidade da AMD no desenvolvimento de soluções de ótica co-empaquetada, consideradas fundamentais para a próxima geração de sistemas de Inteligência Artificial (IA).
O que é a fotónica de silício e porque é importante?
A tecnologia de fotónica de silício representa uma mudança de paradigma na transmissão de dados. Em vez de utilizar os tradicionais sinais elétricos, esta abordagem recorre à luz – mais especificamente, a fotões – para comunicar informação. O resultado é uma transmissão significativamente mais rápida e eficiente em termos energéticos. Não é de surpreender que gigantes da indústria de semicondutores, como a AMD, demonstrem um interesse crescente nesta área. Recorde-se que, no final do ano passado, surgiram notícias de que a AMD estaria a colaborar com diversas startups taiwanesas em projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) focados precisamente na fotónica de silício.
Enosemi: a peça que faltava no puzzle da AMD?
A Enosemi, sediada em Silicon Valley, dedica-se à construção e comercialização de circuitos integrados fotónicos – microchips que contêm dois ou mais componentes fotónicos, formando um circuito funcional. Fundada em 2023 por Ari Novack e Matthew Streshinsky, ambos com um sólido historial em engenharia de semicondutores, a empresa oferece produtos como interconexões óticas, que integram componentes de computação e rede dentro de um centro de dados.
A relação entre as duas empresas não é nova. A Enosemi já colaborava com a AMD como parceira de desenvolvimento externo na área da fotónica. Com esta aquisição, a equipa da Enosemi passará a integrar a AMD, contribuindo para escalar imediatamente a capacidade de desenvolvimento e suporte de diversas soluções fotónicas e de ótica co-empaquetada.
Declarações oficiais e o futuro
Brian Armick, Vice-Presidente Sénior de tecnologia e engenharia da AMD, sublinhou a importância desta aquisição numa publicação de blogue: "À medida que os modelos de IA se tornam maiores e mais complexos, a necessidade de uma movimentação de dados mais rápida e eficiente está a acelerar". Acrescentou ainda que "a Enosemi tem colaborado connosco como um parceiro de desenvolvimento externo em fotónica, e esta aquisição estende essa relação de sucesso. Agora, como parte da AMD, a equipa vai ajudar-nos a escalar imediatamente a nossa capacidade de apoiar e desenvolver uma variedade de soluções de fotónica e ótica co-empaquetada para os sistemas de IA da próxima geração."
O perfil de Ari Novack no LinkedIn já o identifica como "Silicon Design Engineering Fellow" na AMD, confirmando a integração.
Contexto financeiro e estratégico da AMD
Antes de ser adquirida, a Enosemi tinha angariado 150.000 dólares em financiamento de capital de risco de investidores como o New Mexico Vintage Fund. De acordo com dados da Pitchbook de maio, a empresa contava com 16 colaboradores.
Esta é a primeira aquisição da AMD após o anúncio do acordo para a venda do negócio de fabrico de servidores da ZT Systems por 3 mil milhões de dólares, uma unidade que a AMD tinha originalmente adquirido como parte de uma transação maior, avaliada em cerca de 4,9 mil milhões de dólares. A empresa liderada por Lisa Su tem vindo a duplicar os seus investimentos em Inteligência Artificial. Durante a apresentação de resultados em fevereiro, a CEO da AMD revelou que as receitas provenientes de chips de IA atingiram os 5 mil milhões de dólares em 2024, demonstrando o forte enfoque da empresa neste mercado em franca expansão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!