Um evento no Facebook, com quase um ano de existência e dedicado a uma "simples competição de matemática", tornou-se, nos últimos seis meses, uma das publicações mais virais da plataforma. Este "evento" acumulou aproximadamente 51 milhões de visualizações no Facebook durante o primeiro trimestre de 2025, de acordo com o mais recente relatório da empresa sobre "conteúdo amplamente visualizado" na plataforma.
Um fenómeno de visualizações persistente
Este número impressionante destaca-se por si só, mas o mais curioso é que esta é a segunda vez consecutiva que a "competição de matemática" alcança o segundo lugar na lista de conteúdos mais vistos da Meta. No relatório do trimestre anterior, o evento já tinha registado cerca de 64,3 milhões de visualizações, segundo uma versão arquivada do mesmo documento. Mas qual o segredo para um evento aleatório do Facebook, que na verdade não é um evento real, ultrapassar a marca dos 100 milhões de visualizações? A resposta parece residir numa reedição de uma velha tática de engagement bait, ou "isco de interação".
A fórmula do "só para génios"
A imagem de cabeçalho do evento exibe uma folha de papel com as palavras "apenas para génios", seguidas por uma equação aparentemente simples. Quando partilhada como uma publicação no Facebook, esta imagem é exibida de forma proeminente, podendo assemelhar-se a uma publicação de imagem comum. Além disso, a imagem partilha semelhanças notórias com outras equações matemáticas aparentemente simples que se tornaram virais no Facebook ao longo de quase 15 anos.
Uma análise à própria página do evento revela que centenas de milhares de pessoas interagiram com ele. Mais de 800.000 utilizadores responderam ao suposto evento de 8 de julho de 2024. Mesmo agora, quase um ano depois, o evento continua a receber comentários regulares de utilizadores do Facebook – a maioria dos quais se dedica a explicar fervorosamente como a equação deve ser resolvida (ou a discutir as interpretações de outros). Como a Slate já salientava em 2013, existe algo de irresistível em discutir aritmética básica com estranhos na internet.
O mistério da viralidade e o criador por detrás
O que permanece um tanto misterioso é o motivo pelo qual esta publicação se tornou tão viral meses após a sua criação original. O responsável pela publicação é um criador nigeriano chamado Ebuka Peter Ibeh, que conta com cerca de 25.000 seguidores no Facebook e cuja restante atividade recente não atingiu, nem de perto, o mesmo nível de sucesso.
De qualquer forma, esta publicação oferece uma janela interessante para os tipos de conteúdo bizarro e táticas questionáveis que ainda conseguem regularmente atingir uma viralidade massiva no Facebook. Recentemente, a Meta anunciou que iria reprimir os criadores que partilham publicações consideradas spam na plataforma, embora não seja claro se este tipo de engagement bait se enquadra na categoria de conteúdo que a empresa está explicitamente a tentar desencorajar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!