1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Gnome logo do sistema

 

Na mais recente edição do This Week in GNOME (TWIG), que cobriu a semana de 23 a 30 de maio, o projeto partilhou um conjunto significativo de novidades relativas às suas aplicações principais e ao vibrante ecossistema que o rodeia. Os utilizadores do ambiente de trabalho GNOME têm motivos para sorrir com melhorias focadas na usabilidade e novas ferramentas que prometem facilitar o dia a dia.

 

Foco na usabilidade do Calendário GNOME

 

Os adeptos da navegação por teclado no Calendário GNOME vão apreciar as últimas correções. Foi resolvido um erro importante que fazia com que o foco desaparecesse ao navegar para a visualização mensal utilizando a tecla Tab. Além disso, o comportamento do foco do teclado nesta visualização foi refinado: os utilizadores agora só podem percorrer os eventos com as teclas de seta, e o foco não "escapará" da vista mensal usando essas mesmas teclas. Entrar e sair da visualização do mês é agora uma ação exclusiva da tecla Tab. Estas bem-vindas melhorias estão previstas para o GNOME 49.

 

imagens do Gnome 49 em aplicação Gradia

 

GNOME Web recebe um forte impulso de funcionalidades

 

O navegador GNOME Web, conhecido anteriormente como Epiphany, recebeu uma ronda sólida de atualizações. Os ficheiros da interface de utilizador foram migrados para Blueprint e o bloqueador de anúncios carrega agora listas específicas por localidade, tornando-o mais eficaz. A barra de URL conta com preenchimento automático em linha e desloca-se para a parte inferior em modo estreito (janelas ou ecrãs mais pequenos), onde a barra de ações também se oculta automaticamente.

 

Outras novidades incluem a exibição do tempo de leitura no modo de leitura e a adição de suporte para smartcards. A gestão de palavras-passe foi movida para um diálogo próprio, o antigo popover de segurança foi substituído e a gestão de WebApps está mais inteligente. A funcionalidade de pesquisa agora lida com correspondências sensíveis a maiúsculas/minúsculas e palavras completas. Foi ainda adicionado um botão para silenciar separadores individualmente, suporte para portal em segundo plano e um novo editor de marcadores (favoritos), completando um leque abrangente de melhorias.

 

Novas ferramentas da comunidade: Gradia e Folder Manager em destaque

 

A comunidade de programadores em torno do GNOME continua bastante ativa. Alexander Vanhee lançou no passado domingo a primeira versão pública do Gradia. Esta é uma pequena ferramenta engenhosa, desenhada para modificar capturas de ecrã destinadas a plataformas onde o controlo sobre a apresentação é limitado, como as redes sociais. O Gradia permite adicionar fundos com gradientes personalizados, preenchimento (padding), alterar proporções de imagem e muito mais.

 

Folder manager do Gnome 49

 

Ainda no campo das utilidades práticas, e na sequência da notícia da semana passada sobre o Tuner, um novo centro de controlo extensível da ALT Linux Team, Vladimir Vaskov anunciou o Folder Manager. Este utilitário, desenvolvido em Vala com GTK4 e Libadwaita, visa simplificar a organização de aplicações em pastas por categoria nos menus de aplicações do GNOME e Phosh (utilizado em dispositivos móveis Linux). Permite criar e apagar pastas facilmente, preenchê-las automaticamente com base em categorias como "Escritório" ou "Jogos", e suporta a gestão manual, tudo isto enquanto se integra com as diretrizes de design do GNOME.

 

Outras atualizações importantes no ecossistema GNOME

 

O Packet, a aplicação para enviar ficheiros sem fios de e para dispositivos Android usando o Quick Share, também foi atualizado. Agora apresenta um indicador de estado que mostra o estado da ligação, possui uma secção de ajuda dentro da aplicação mais clara e uma página de erro para facilitar a resolução de problemas caso a aplicação falhe.

 

A Newelle, a assistente de IA para o GNOME, foi atualizada para a versão 0.9.7, trazendo melhorias no desempenho da leitura de documentos locais e suporte à funcionalidade de "pensamento" para os modelos Gemini. Por fim, o Pipeline, a aplicação para seguir criadores de vídeo, lançou as versões 2.2.3 e 2.3.0; agora oculta vídeos pagos por defeito, permite reiniciar um leitor externo caso este falhe e apresenta tempos de arranque significativamente melhorados, além de diversas correções de erros.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech