A Tesla tem estado no centro das atenções nos últimos meses, e não apenas pelas suas inovações tecnológicas. Controvérsias envolvendo Elon Musk, nomeadamente no que o texto original descreve como "Department of Government Efficiency" (Departamento de Eficiência Governamental, vulgarmente conhecido como DOGE), têm gerado contestação pública, incluindo manifestações, boicotes e até mesmo relatos de proprietários a incendiarem os seus veículos da marca. A agravar a situação, dados recentes indicam uma queda abrupta nas vendas na Europa e um declínio acentuado nos lucros da empresa.
Neste clima de tensão, a Tesla encerrou temporariamente a sua fábrica em Austin durante a semana do feriado do Memorial Day, nos Estados Unidos. Aos funcionários foi dada a opção de gozarem uma folga remunerada ou participarem numa série de sessões de formação. Agora, o Business Insider alega ter obtido gravações destas sessões, que pintam um quadro preocupante da cultura interna da empresa e do sentimento dos seus colaboradores.
Gravações internas expõem ambiente de trabalho exigente
Segundo a reportagem, um instrutor da Tesla terá questionado os funcionários presentes se alguma vez sentiram que "não consigo trabalhar nestas condições" ou se ficaram desconfortáveis com a constante mudança na empresa. "Eu sei que já me senti assim," terá admitido o próprio instrutor.
As declarações não se ficaram por aqui, com o formador a acrescentar: "Muitas pessoas deixam esta empresa com um sabor amargo na boca. Pensam: 'Meu, foi terrível. Foi mau. Fiquei esgotado. Sinto que não fiz nada, ninguém me ouviu.'" Estas palavras sugerem um reconhecimento interno dos problemas de burnout e frustração entre os trabalhadores.
A 'cultura Tesla': responsabilidade partilhada ou fardo dos trabalhadores?
Alegadamente, centenas de funcionários da Tesla participaram nestas reuniões, onde lhes foi pedido que assumissem maior responsabilidade pela melhoria da cultura da empresa.
"A liderança tem, de certa forma, outro nível de responsabilidade por tentar guiar e direcionar essa cultura," terá dito o instrutor ao pessoal da Tesla. "Mas, no final do dia, somos nós, as pessoas no terreno, que somos o reflexo da cultura."
Paragem invulgar na produção e os planos de Elon Musk
A fábrica da Tesla em Austin é responsável pela produção do Cybertruck e do Model Y. Fontes internas consideraram invulgar o encerramento da fábrica para assinalar o Memorial Day.
Paralelamente a estes desenvolvimentos internos, Elon Musk anunciou recentemente que iria deixar a sua posição na esfera governamental ligada ao DOGE, mas acrescentou que permanecerá como CEO da Tesla por mais cinco anos.
Resultados financeiros refletem tempos turbulentos
A juntar às preocupações sobre a cultura interna, os mais recentes dados financeiros da Tesla não são animadores. As vendas da empresa na Europa caíram 49 por cento e o lucro da empresa no primeiro trimestre de 2025 registou um declínio de 71 por cento. Estes números, combinados com os relatos sobre o ambiente de trabalho, colocam um grande ponto de interrogação sobre o futuro imediato do gigante dos veículos elétricos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!