Seja qual for a sua opinião sobre o X, é provável que não o considere um local conhecido por fomentar o entendimento. No entanto, a empresa parece estar a tentar mudar essa perceção e encontra-se nas fases iniciais de uma experiência que visa destacar publicações amplamente aceites pelos seus utilizadores.
Num novo teste, descrito pela própria plataforma como um "piloto experimental", a aplicação começará a questionar um pequeno grupo de utilizadores sobre o que pensam de determinadas publicações na sua timeline. Uma captura de ecrã partilhada pelo X mostra que as pessoas podem responder com uma variedade de opiniões positivas ou negativas, como "apresenta um ponto de vista relevante", "é engraçado" ou "não me interessa". O X utilizará depois estas respostas para "desenvolver um algoritmo de código aberto que possa identificar eficazmente publicações apreciadas por pessoas de diferentes perspetivas", conforme detalhado numa publicação oficial.
Diferente das Notas da Comunidade
O conceito é, de certa forma, semelhante às Notas da Comunidade, que já tentam ter em conta diferentes pontos de vista ao classificar as verificações de factos. Este novo programa, contudo, não se foca em destacar conteúdo verificado, mas sim em impulsionar publicações que têm maior probabilidade de serem, simplesmente, apreciadas por um vasto leque de pessoas.
As ambições do X para esta nova funcionalidade parecem ser elevadas. "Esta nova funcionalidade experimental procura descobrir ideias, perceções e opiniões que criem pontes entre perspetivas", escreveu a empresa. "Pode trazer à luz aquilo que ressoa de forma mais ampla. Poderá motivar as pessoas a partilhar essas mesmas ideias."
Um objetivo ambicioso contra uma realidade dividida
Resta saber se um algoritmo de código aberto, baseado em dados sobre os "gostos" dos utilizadores, conseguirá realmente alcançar tal proeza. A tarefa parece hercúlea, especialmente quando confrontada com a realidade da plataforma. Um relatório publicado pelo Pew Research revela que ainda existe uma divisão partidária significativa na forma como o X é percebido e experienciado pelos seus utilizadores.
Superar esta polarização enraizada poderá ser um desafio muito maior do que simplesmente dar destaque a algumas publicações extra. O sucesso desta iniciativa dependerá da capacidade do algoritmo em encontrar um verdadeiro terreno comum num dos espaços mais fraturados da internet.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!