A Google está a dar mais um passo para transformar o Gemini num assistente digital verdadeiramente útil. A empresa começou a lançar as "ações agendadas", uma nova funcionalidade que permite aos subscritores dos planos AI Pro e AI Ultra pedir ao assistente para realizar tarefas em momentos específicos.
Esta novidade visa aumentar a automação e a proatividade do Gemini, tornando-o numa ferramenta que antecipa as necessidades do utilizador.
O que são as novas ações agendadas?
Com esta funcionalidade, o Gemini ganha a capacidade de executar pedidos de forma autónoma no futuro, seja de forma recorrente ou para uma única ocasião. Imagine poder pedir ao assistente para lhe apresentar um resumo da sua agenda no final de cada dia de trabalho, ou para gerar ideias para artigos de um blog todas as segundas-feiras de manhã.
Além das tarefas recorrentes, os utilizadores podem também programar ações pontuais. A Google dá o exemplo de se poder pedir um resumo de uma cerimónia de entrega de prémios para o dia seguinte ao evento. "Basta dizer ao Gemini o que precisa e quando, e ele tratará do resto", explica a empresa numa publicação que anuncia a mudança.
Como gerir e exemplos de utilização
A gestão das tarefas programadas é centralizada numa nova secção chamada "ações agendadas", localizada nas definições da aplicação Gemini. A partir daí, os utilizadores podem visualizar, modificar ou cancelar os pedidos que fizeram.
Esta funcionalidade, que já tinha sido detetada numa versão preliminar em abril, e reflete a ambição da Google em evoluir o seu assistente de IA para um papel mais semelhante ao de um "agente" digital pessoal.
Exemplos de utilização incluem:
- Pedir um resumo das notícias de tecnologia todas as manhãs.
- Gerar uma lista de compras semanal todos os sábados.
- Lembrar de verificar o estado de um voo uma hora antes da partida.
A visão da Google e a concorrência
Este movimento da Google não é isolado no mercado da inteligência artificial. O ChatGPT da OpenAI já oferece aos seus subscritores uma funcionalidade semelhante, permitindo que o chatbot envie lembretes ou execute ações recorrentes.
Com as "ações agendadas", a Google não só equipara a sua oferta à da concorrência, como também reforça a sua visão de um futuro onde os assistentes de IA não se limitam a responder a comandos, mas a gerir ativamente tarefas para simplificar o dia a dia dos utilizadores.
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