O que durante décadas pertenceu apenas ao reino da ficção científica parece estar finalmente a tornar-se realidade. O carro voador poderá chegar aos céus ainda este ano, com a Alef Aeronautics a construir os primeiros modelos de pré-produção daquele que apelida de "o primeiro verdadeiro carro voador". Totalmente elétrico, a empresa garante que o seu veículo consome menos energia do que um Tesla ou qualquer outro carro elétrico no mercado.
O Model A é o primeiro verdadeiro carro voador?
A Alef Aeronautics, sediada em San Mateo, na Califórnia, está a desenvolver carros voadores há quase uma década e prepara-se agora para os lançar. A empresa apresentou o seu primeiro protótipo, o "Model A", em outubro de 2022, prometendo um veículo capaz de percorrer até 354 quilómetros em estrada (220 milhas) e com uma autonomia de voo de 177 quilómetros (110 milhas).
O interesse foi imediato. Após a abertura das pré-reservas no mesmo mês, o Model A garantiu 440 pedidos até ao final de 2022. De acordo com a mais recente atualização da empresa, o número de pré-reservas já ultrapassou as 3.400, representando um valor total de encomendas a rondar os mil milhões de dólares.
As encomendas vêm tanto de particulares como de empresas, incluindo um concessionário de automóveis na Califórnia, o que torna a Alef na primeira empresa a vender uma aeronave moderna através de um stand de automóveis. Para os interessados, é possível garantir um lugar na fila de espera "normal" por 150 dólares, ou por 1.500 dólares para a lista de espera "prioritária".
Produção arranca no final do ano, mas com regras para voar
A Alef já iniciou a fase de pré-produção nas suas instalações em Silicon Valley e espera começar a fabricar os modelos para os clientes em breve. "Se tudo correr como planeado, e sem grandes alterações externas, a Alef planeia iniciar a produção do primeiro veículo até ao final de 2025 ou no primeiro trimestre de 2026", afirmou a empresa em declarações ao KTVU, com as entregas a começarem logo depois.
O Model A é, segundo a Alef, o primeiro automóvel de passageiros legal para circular na estrada que também tem capacidade de descolagem e aterragem vertical. Por ser classificado como um veículo "ultraleve", não necessita de uma certificação de voo tradicional para operar. No entanto, esta classificação impõe algumas restrições:
- Só pode voar durante o dia.
- As zonas de voo são limitadas.
- Não pode sobrevoar áreas densamente povoadas.
Um preço inicial elevado, mas com um futuro mais acessível
O Model A terá um preço inicial de 300.000 dólares (cerca de 276.000 euros), um valor que a Alef justifica com os elevados custos de produção nesta fase inicial, sendo "feito à mão internamente". No entanto, a empresa assegura que os custos "deverão baixar drasticamente", ambicionando que o preço chegue "eventualmente a níveis inferiores aos de um Toyota Corolla ou um Ford Focus".
Para escalar a produção, a startup garantiu no ano passado um acordo de fabrico com a PUCARA Aero e a MYC, fornecedores de peças para gigantes da indústria como a Boeing e a Airbus.
A pensar no futuro, a Alef já está a trabalhar no seu segundo modelo, o Model Z. Este veículo promete ser significativamente mais acessível, com um preço previsto a rondar os 35.000 dólares, embora o seu lançamento esteja ainda distante, apontado para 2035.
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