A Apple revelou durante a sua conferência WWDC 2025 um conjunto de novidades que prometem tornar a experiência de viajar um pouco menos caótica. A aplicação Carteira (Wallet) vai tornar-se mais versátil, passando a poder armazenar uma versão digital do passaporte e dotando os cartões de embarque de novas funcionalidades inteligentes.
O seu passaporte no telemóvel (mas com calma!)
Uma das grandes novidades anunciadas é a capacidade da Apple Wallet guardar uma versão digital do seu passaporte. No entanto, a empresa de Cupertino foi clara ao afirmar que esta funcionalidade "não substitui o seu passaporte físico". Pelo menos para já, a sua utilidade estará focada em situações que exijam verificação de idade e identidade dentro de aplicações, ou em postos de controlo de segurança específicos, como os da TSA nos Estados-Vidos, que venham a suportar esta tecnologia.
Para os viajantes mais esquecidos ou que adiam tarefas, ter uma identificação digital sempre à mão no telemóvel poderá revelar-se uma ajuda preciosa em diversas situações.
Cartões de embarque mais inteligentes do que nunca
Apesar de os cartões de embarque já serem um habitué na aplicação Carteira, permitindo um acesso rápido a partir do ecrã de bloqueio, o futuro iOS 26 vai dar-lhes um verdadeiro upgrade. Em breve, estes passarão a incluir links diretos para os mapas dos terminais, tornando muito mais simples encontrar o caminho para a porta de embarque ou para a zona de recolha de bagagens.
E é precisamente na zona de reclamação de bagagem que outra nova funcionalidade se vai destacar. A Carteira passará a ter uma ligação direta com a aplicação Find My (Encontrar). Isto permitirá que os utilizadores consultem o seu cartão de embarque para seguir, em tempo real, o percurso da sua mala de viagem que tenha uma AirTag. Uma pequena adição que pode trazer uma grande paz de espírito no final de um longo voo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!