A Tesla deu finalmente um passo oficial para a legalização das suas operações com veículos autónomos em Austin, no Texas, surgindo agora na lista de empresas autorizadas. No entanto, a entrada acontece na "fase de testes" e a poucos dias do prazo que a própria empresa, liderada por Elon Musk, estabeleceu para o lançamento de um serviço comercial de ride-hailing na cidade.
Durante meses, Musk tem vindo a prometer o arranque de uma frota de táxis 100% autónomos para o mês de junho. Este plano representa uma mudança de estratégia significativa face à antiga promessa de disponibilizar a capacidade de condução autónoma total (FSD) a milhões de veículos de clientes. Em vez disso, o foco está agora numa frota interna e controlada, otimizada para uma área geograficamente limitada de Austin e com o apoio de "muita teleoperação".
Uma corrida contra o tempo... e contra a concorrência
Apesar do otimismo de Elon Musk, os prazos parecem extremamente apertados. O CEO admitiu que a empresa só começou a testar o sistema sem condutores de segurança no final de maio. Esta abordagem contrasta de forma gritante com a da concorrência.
A Waymo, por exemplo, que já opera um serviço comercial em Austin, seguiu um processo muito mais cauteloso:
- Testou os seus veículos durante seis meses com condutores de segurança.
- Seguiram-se mais seis meses de testes já sem condutores a bordo, antes de lançar o serviço ao público.
Até agora, a Tesla nem sequer constava na lista de "Operadores de Veículos Autónomos Conhecidos" no site oficial da cidade de Austin.
A enorme diferença entre "testar" e "operar" comercialmente
A recente inclusão da Tesla na lista oficial clarifica o seu estado atual: "fase de testes". No mesmo documento, a Waymo é a única empresa que atingiu a fase de "implementação" (deployment), o que lhe permite operar comercialmente e cobrar pelas viagens.
Para que a Tesla possa lançar o seu serviço de táxis pagos, terá de alcançar este mesmo patamar. No passado, a empresa conseguiu contornar alguns requisitos de reporte de testes de condução autónoma, ao classificar o seu sistema como um sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) de nível 2, mantendo assim a responsabilidade legal sempre do lado do condutor.
E agora? O que esperar do serviço da Tesla em junho?
Embora veículos da Tesla com matrículas de fabricante tenham sido vistos a circular por Austin nos últimos meses, a oficialização dos testes é um passo novo. Fontes da indústria, como o site Electrek, apontam para um lançamento a 12 de junho, mas admitem que a data continua a ser um alvo móvel.
Apesar de Elon Musk ter reiterado várias vezes o compromisso de lançar o serviço até ao final de junho, o estado atual de "testes" sugere que um lançamento comercial pago e aberto ao público a curto prazo é improvável. A Tesla terá primeiro de provar às entidades reguladoras que o seu sistema é seguro o suficiente para passar à fase seguinte.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!