O mundo automóvel acordou com uma surpresa. A Rimac, conhecida pelos seus hipercarros elétricos, foi destronada no mítico circuito de Nürburgring. O novo líder de velocidade entre os veículos elétricos de produção vem de uma marca mais associada a smartphones e gadgets do que a asfalto e alta performance: a Xiaomi, com o seu impressionante SU7 Ultra.
A jovem divisão automóvel do gigante tecnológico chinês estabeleceu um novo marco no Nürburgring Nordschleife, provando que a sua entrada no setor automóvel é para ser levada muito a sério.
O "Inferno Verde" tem um novo rei elétrico
Para qualquer fabricante que queira provar a superioridade do seu veículo, o circuito alemão de Nürburgring é o palco por excelência. Ao longo de quase 100 anos, as suas curvas desafiadoras têm testemunhado inúmeras tentativas de quebrar recordes, e na era elétrica, a competição está mais acesa do que nunca.
Até agora, o título de carro elétrico de produção mais rápido pertencia ao Rimac Nevera, que em 2023 completou a volta ao Nordschleife em 7:05.298, com o piloto Martin Kodrić ao volante. No entanto, esse tempo foi agora superado. O Xiaomi SU7 Ultra completou o circuito em impressionantes 7 minutos, 4 segundos e 957 milésimos.
Com este tempo oficial, a Xiaomi não só ultrapassou o hipercarro da Rimac, como também deixou para trás o tempo de 7:07.55 alcançado pelo Porsche Taycan Turbo GT no mesmo circuito em 2024. Independentemente de se considerar o Nevera um carro de produção em massa ou não, o SU7 Ultra é, inequivocamente, o novo líder.
Uma parceria que está a dar frutos
Este recorde é o culminar de uma relação cada vez mais próxima entre a Xiaomi e o famoso circuito alemão. Em julho de 2024, Lei Jun, fundador e CEO da Xiaomi, já tinha confirmado que uma versão de produção do SU7 Ultra estava a ser preparada para chegar ao mercado na primeira metade de 2025. Na altura, a empresa revelou planos para levar um protótipo ao "Inferno Verde" para desafiar os melhores do mundo.
Esse protótipo, com três motores, conseguiu o seu próprio recorde para um veículo de quatro portas, com um tempo de 6:46.874. O desempenho impressionou de tal forma que a Xiaomi foi convidada a juntar-se ao "Industriepool" de Nürburgring, um programa exclusivo onde fabricantes e fornecedores testam e desenvolvem novos veículos.
A colaboração aprofundou-se com uma parceria de longo alcance anunciada em maio, que inclui publicidade no local e até mesmo a nomeação de uma curva no circuito de Grand Prix como a "Curva Xiaomi". A confirmação do feito surgiu numa publicação da empresa na rede social chinesa Weibo:
"7 minutos 04 segundos 957, o carro elétrico de produção em massa mais rápido da história do Nürburgring Nordschleife! A versão de produção do #SU7Ultra fez a sua primeira volta ao Nürburgring Nordschleife, quebrando o recorde de volta para carros elétricos de produção."
Um trono que pode ser temporário
Apesar da celebração, a própria Xiaomi reconhece que este recorde pode não durar para sempre. Ao anunciar o novo tempo na Weibo, o fundador Lei Jun afirmou: "Acredito que este recorde será quebrado novamente num futuro próximo."
A questão que fica no ar é se será a própria Xiaomi a superar-se ou se um dos rivais, como a Porsche ou a Rimac, irá responder ao desafio. Por agora, o gigante dos telemóveis pode orgulhar-se de ter conquistado a coroa de velocidade no mais exigente circuito do mundo.
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