A Neta Auto, que já foi considerada uma estrela em ascensão no competitivo mercado chinês de veículos elétricos, estará prestes a iniciar um processo de reorganização por falência hoje, dia 12 de junho de 2025. A notícia surge no seguimento de um vídeo dramático que circulou online na passada terça-feira, mostrando funcionários a confrontar o presidente da empresa, Fang Yunzhou, exigindo o pagamento de salários em atraso.
Este episódio é apenas o mais recente sintoma de uma crise profunda que tem vindo a afetar a fabricante nos últimos anos, marcada por problemas de liquidez, saídas de quadros superiores e uma crescente pressão por parte dos fornecedores.
A gota de água: confrontos e anúncio de falência
O ambiente tornou-se insustentável esta semana. Um vídeo, divulgado a 11 de junho, captou o momento em que mais de 100 funcionários se reuniram no novo escritório da Neta em Xangai para interpelar diretamente o seu presidente. Segundo relatos de um trabalhador presente no local, a única resposta obtida foi a indicação para que aguardassem pela liquidação da empresa no âmbito da falência.
Um outro funcionário, ouvido no vídeo, confirmou que a empresa daria entrada com o processo de reorganização por falência no dia seguinte. Esta informação foi corroborada por várias fontes, incluindo a publicação chinesa TMTPost.
Uma crise com história: dívidas e despedimentos em massa
A situação atual da Neta Auto não é um caso isolado, mas sim o culminar de uma série de dificuldades. Desde 2024 que a empresa tem sido alvo de múltiplas execuções judiciais devido a ruturas nas suas cadeias de capital e ao incumprimento de dívidas.
Os funcionários alegam ter salários em atraso desde novembro do ano passado. Este período coincidiu com um despedimento em massa que afetou mais de 2.900 pessoas, o que representava quase metade da força de trabalho da empresa em diversos departamentos.
Contas a zeros e credores à porta
Apesar de algumas vitórias em tribunal, os ex-funcionários não conseguiram reaver os montantes em dívida, uma vez que a empresa aparenta não ter ativos suficientes para arresto. Num exemplo revelador da situação financeira, em março de 2025, ordens judiciais conseguiram congelar um valor combinado inferior a 500 yuan (cerca de 65 euros) em duas contas bancárias de empresas afiliadas da Neta Auto.
A pressão dos credores também se intensificou. A 13 de maio, a empresa Shanghai Yuxing Advertising Co., Ltd. deu entrada com um pedido de revisão de falência contra a Hozon New Energy, a empresa-mãe da Neta, alegando uma dívida de 5,31 milhões de yuan (aproximadamente 685 mil euros) por serviços de publicidade. Na altura, a Neta Auto respondeu, afirmando que se tratava de um pedido unilateral de um fornecedor e que a empresa não tinha iniciado qualquer processo de falência, mantendo as suas operações.
Das vendas recorde à irrelevância no mercado
Outrora uma das líderes entre as novas fabricantes de veículos elétricos, a Neta Auto viu as suas vendas caírem a pique. De 152.000 unidades vendidas em 2022, o número desceu para 127.500 em 2023 e afundou para 64.500 em 2024.
O início de 2025 foi ainda mais desolador, com as entregas domésticas a caírem para umas meras 110 unidades em janeiro, um número que efetivamente empurrou a empresa para fora do mercado convencional e antecipou o colapso que agora se confirma.
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