A Automattic, a empresa-mãe por detrás de gigantes como o WordPress.com e, mais recentemente, dos agregadores de mensagens Beeper e Texts.com, continua a sua aposta em ferramentas de comunicação com uma nova aquisição: a Clay, uma aplicação focada na gestão de relacionamentos.
Os pormenores financeiros do negócio não foram revelados, mas sabe-se que a Clay já tinha angariado mais de 9 milhões de dólares em capital de risco, com investidores de peso como a General Catalyst e a Forerunner Ventures. A Automattic garantiu que a ferramenta continuará a ser suportada e, futuramente, será integrada com outros produtos do seu ecossistema, como o Beeper.
Apresentando a Clay: o que faz esta "lista de contactos inteligente"?
Lançado em 2021, o software da Clay funciona como uma espécie de lista de contactos superdotada ou um CRM (Customer Relationship Management) pessoal. O seu objetivo é permitir que os utilizadores organizem as pessoas que conhecem e se mantenham a par das suas novidades, recolhendo dados de serviços como o LinkedIn, Facebook, WhatsApp e X (anteriormente Twitter), bem como das listas de contactos e calendários do utilizador.
Com a aplicação, é possível acompanhar informações relevantes sobre os seus contactos, como mudanças de emprego, novas moradas, biografias atualizadas ou as suas publicações mais recentes nas redes sociais. A Clay permite também adicionar notas pessoais a cada contacto — para que se lembre de como conheceu alguém ou o nome dos seus filhos, por exemplo. Uma cronologia para cada pessoa mostra o histórico de interações, desde notas adicionadas até à última vez que comunicaram.
Mais tarde, a aplicação incorporou inteligência artificial com um assistente chamado Nexus. Esta funcionalidade permite fazer perguntas em linguagem natural sobre a sua rede de contactos, como "Quem conheço que trabalha na empresa X?" ou "Com quem me devo encontrar numa visita a Nova Iorque?".
A visão da Automattic: unificar comunicação e identidade
Como parte desta aquisição, que foi finalizada na semana passada, a pequena equipa da Clay, incluindo os seus cofundadores Zachary Hamed e Matthew Achariam, irá juntar-se à Automattic. A compra faz todo o sentido na estratégia da empresa, que visa integrar a Clay no seu ecossistema de comunicação, já reforçado pela fusão do Beeper e do Texts.com.
A longo prazo, o plano para a Clay dentro da Automattic passa por uma integração profunda com o Beeper, com o objetivo de se tornar uma "camada de identidade" para uma variedade de ferramentas online. Os fundadores da Clay mostraram-se entusiasmados com a aquisição, destacando a longevidade que a Automattic pode oferecer, evitando o destino de muitas outras startups semelhantes que são absorvidas e descontinuadas.
O que se segue para a Clay e para os utilizadores?
Apesar dos planos ambiciosos, a Automattic ainda não se comprometeu com um calendário para estas integrações. Também não foi esclarecido se o modelo de preços da Clay sofrerá alterações no futuro. Atualmente, o serviço opera num modelo freemium, com os planos pagos a começar nos 10 dólares (aproximadamente 9,30 €) por mês, ou 40 dólares por utilizador em planos para equipas.
A equipa da Clay, que partilha a filosofia de código aberto da Automattic, revelou também interesse em integrar a sua tecnologia com outros protocolos abertos, como o ActivityPub (usado pelo Mastodon) e o AT Protocol (usado pela Bluesky).
Apesar de não revelar o número de utilizadores, a Clay afirma gerir mais de 150 milhões de relacionamentos através da sua aplicação, que está disponível para macOS, Windows, iOS e na web.
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