A Anker, conhecida fabricante de acessórios tecnológicos, emitiu uma ordem de recolha para a sua popular power bank PowerCore 10000, com o número de modelo A1263. A decisão surge devido a um "potencial problema com a bateria de iões de lítio" que representa um risco significativo de segurança contra incêndios.
Este recall, embora massivo, afeta exclusivamente unidades vendidas nos Estados Unidos da América.
Detalhes do recall e os riscos associados
Segundo a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (USCPSC), a empresa já recebeu 19 notificações de incêndios e explosões. Estes incidentes resultaram em ferimentos ligeiros por queimaduras e causaram danos materiais avaliados em mais de 60.700 dólares, o que corresponde a aproximadamente 56.500 euros.
A recolha abrange cerca de 1,158 milhões de unidades que foram comercializadas online através da Amazon, Newegg e eBay entre junho de 2016 e dezembro de 2022.
Como saber se a sua power bank foi afetada?
As baterias em questão podem ser identificadas pelo logótipo da Anker gravado na lateral e pelo número de modelo A1263 impresso na extremidade inferior. No entanto, a Anker reitera que a recolha se aplica apenas a unidades vendidas no mercado norte-americano e que possuam números de série específicos.
Para verificar se um determinado equipamento está incluído neste processo, os consumidores devem visitar o site oficial da Anker dedicado à recolha e inserir o número de série do seu produto.
O que a Anker oferece em troca?
Aos consumidores com produtos afetados, a Anker está a oferecer duas opções de compensação. A primeira é um cartão-presente de 30 dólares (cerca de 28 euros) para usar no site da marca — um valor ligeiramente superior ao custo original da power bank, que era de aproximadamente 27 dólares (cerca de 25 euros).
A alternativa é a substituição gratuita por uma nova power bank Anker de 10.000 mAh (modelo A1388). Este novo modelo inclui melhorias como um ecrã para indicar o nível de carga e uma prática fita com cabo de carregamento USB-C. Para dar início ao processo de substituição, os utilizadores devem aceder ao formulário de recolha da Anker.
Cuidados a ter e o descarte correto
A Anker solicita que, após a confirmação de que a power bank faz parte das unidades a recolher, os proprietários a inutilizem, escrevendo de forma visível e com um marcador permanente a palavra "recall" ou "recalled" sobre o dispositivo. É necessário submeter uma fotografia que comprove este passo, juntamente com outra imagem que mostre claramente o número de modelo e o número de série.
A empresa adverte que, devido ao risco de incêndio, estas baterias não devem ser deitadas no lixo comum, em ecopontos de reciclagem ou em contentores para pilhas usadas. Devem ser entregues em instalações apropriadas para o descarte seguro de baterias de iões de lítio.
Este caso serve também como um importante alerta para a degradação de baterias ao longo do tempo. Dispositivos com vários anos de uso regular podem desenvolver problemas graves como sobreaquecimento ou inchaço visível, sendo crucial estar atento a estes sinais e proceder à sua correta eliminação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!