A Nissan parece ter encontrado uma fórmula de sucesso no competitivo mercado de veículos elétricos. A sua nova berlina totalmente elétrica, o N7, alcançou um marco impressionante ao garantir mais de 20.000 encomendas confirmadas em apenas 50 dias desde o seu lançamento na China, a 27 de abril. Com um preço de partida de 119.900 yuan, o equivalente a cerca de 13.000 euros numa conversão direta, o modelo posiciona-se como uma opção extremamente competitiva.
É importante sublinhar que este valor se aplica ao mercado chinês, e uma eventual chegada à Europa implicaria um preço superior devido a impostos e custos de importação. Ainda assim, este posicionamento agressivo, aliado a uma forte componente tecnológica, está a captar a atenção dos consumidores.
Até 635 km de autonomia e carregamento ultra-rápido
O N7 é o primeiro modelo desenvolvido sobre a nova plataforma para veículos elétricos da Dongfeng Nissan, a parceria da marca japonesa na China. Disponível em cinco variantes distintas, o N7 oferece configurações de motor único com 160 kW ou 200 kW de potência.
As baterias são de fosfato de ferro-lítio (LFP), uma tecnologia conhecida pela sua durabilidade e segurança. Dependendo da versão, a autonomia (em ciclo chinês CLTC) varia, oferecendo as seguintes opções:
- 510 km
- 525 km
- 540 km
- 625 km
- 635 km
O desempenho de carregamento é igualmente notável. Em condições ideais, o N7 consegue carregar a bateria de 30% a 80% em apenas 14 minutos. Todas as versões incluem ainda uma funcionalidade de descarga externa de 6.6 kW (V2L), permitindo alimentar equipamentos ou servir como fonte de energia de emergência.
Tecnologia de ponta com chips Snapdragon
No interior, a tecnologia é um dos principais argumentos de venda. Todas as versões do N7 vêm equipadas com o sistema operativo "NISSAN OS", apresentado num impressionante ecrã tátil central de 15.6 polegadas com resolução 2.5K. A Nissan incluiu ainda um software de mitigação de enjoo para aumentar o conforto a bordo.
O poder de processamento varia com o nível de equipamento. As versões de entrada utilizam o processador Snapdragon 8155, enquanto as variantes "Max" recebem o mais potente Snapdragon 8295P. Estas versões de topo contam também com um sistema avançado de assistência à condução de Nível 2+, desenvolvido em parceria pela Nissan e pela Momenta.
Design e conforto não foram esquecidos
O habitáculo do N7 aposta na qualidade dos materiais e no conforto, com as versões superiores a oferecerem superfícies em microfibra tipo camurça, estofos ao estilo Alcântara e os bancos "Cloud Comfort" de pressão zero. Estão disponíveis esquemas de cores em dois tons, incluindo uma combinação distinta de verde floresta e branco neve.
No exterior, a berlina adota um design minimalista e moderno, com uma grelha frontal fechada, faróis de estrutura dividida e uma barra de luz a toda a largura da traseira. O sistema de iluminação, composto por mais de 700 LEDs e 800 unidades OLED, inclui animações personalizáveis "Magic Canvas", conferindo um toque de personalização ao veículo. Os clientes podem escolher entre dois estilos de jantes de 19 polegadas.
Curiosamente, mais de 60% das encomendas foram para as versões "Max", as mais caras e equipadas, o que demonstra o interesse do público pela tecnologia mais avançada e pelas maiores autonomias, mesmo que isso implique tempos de espera mais longos devido à elevada procura.
De momento, o Nissan N7 é um modelo pensado para o mercado chinês, mas fontes da indústria, como o CarNewsChina, indicam que a Nissan está a avaliar a sua exportação para o Japão. Resta saber se esta berlina elétrica de sucesso se tornará uma peça chave na estratégia global da marca e se, eventualmente, a poderemos ver nas estradas europeias.
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