1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Intel Core Ultra

 

O mercado de processadores para desktop pode estar prestes a sofrer um grande abanão. A Intel parece estar a preparar a sua terceira geração de processadores Core Ultra, e se uma recente fuga de informação estiver correta, os utilizadores podem esperar atualizações muito significativas com a série Core Ultra 300, de nome de código "Nova Lake-S".

 

A informação foi partilhada pelo utilizador @g01d3nm4ng0 na rede social X, que publicou uma lista detalhada de sete futuros processadores para desktop da Intel. A lista abrange desde os modelos de entrada Core Ultra 3 até um impressionante topo de gama Core Ultra 9 com um número de núcleos que promete redefinir o desempenho.

 

O adeus à arquitetura híbrida tradicional: entram os núcleos de baixo consumo

 

Segundo a fuga de informação, o modelo de topo da nova família contará com uns impressionantes 52 núcleos, operando sem a tecnologia hyperthreading. No entanto, estes não são núcleos tradicionais como os que encontramos em processadores HEDT. A Intel irá, ao que tudo indica, dividir estes núcleos em três categorias distintas: desempenho (P-Cores), eficiência (E-Cores) e, a grande novidade para os desktops, baixo consumo (LP-Cores).

 

Até agora, os processadores de desktop da Intel, desde a 12ª geração (Alder Lake), utilizam uma configuração híbrida com P-Cores para tarefas exigentes e E-Cores para tarefas mais leves. A introdução dos LP-Cores, que já fizeram a sua estreia nos processadores móveis Core Ultra de primeira geração (Meteor Lake), tem como objetivo otimizar ainda mais a eficiência energética, dedicando estes núcleos a tarefas de fundo com um consumo mínimo de energia.

 

Core Ultra 9: O novo monstro com 52 núcleos e mais para todos

 

O grande destaque da fuga de informação é, sem dúvida, o futuro Core Ultra 9. Este processador virá alegadamente equipado com 16 núcleos de desempenho, 32 núcleos de eficiência e 4 núcleos de baixo consumo. No outro extremo, o Core Ultra 3 mais acessível contará com uma configuração de 4 núcleos de cada tipo, totalizando 12 núcleos.

 

A lista de modelos e as suas respetivas configurações de núcleos seriam as seguintes:

 

  • Core Ultra 9: 16 P-Cores, 32 E-Cores, 4 LP-Cores (150W TDP)
  • Core Ultra 7: 14 P-Cores, 24 E-Cores, 4 LP-Cores (150W TDP)
  • Core Ultra 5: 8 P-Cores, 16 E-Cores, 4 LP-Cores (125W TDP)
  • Core Ultra 5: 8 P-Cores, 12 E-Cores, 4 LP-Cores (125W TDP)
  • Core Ultra 5: 6 P-Cores, 8 E-Cores, 4 LP-Cores (125W TDP)
  • Core Ultra 3: 4 P-Cores, 8 E-Cores, 4 LP-Cores (65W TDP)
  • Core Ultra 3: 4 P-Cores, 4 E-Cores, 4 LP-Cores (65W TDP)

 

Nova plataforma, novas exigências: Prepare a carteira

 

As novidades não se ficam pela arquitetura dos núcleos. Aprofundando a fuga de informação, o utilizador @jaykihn0 na rede social X acrescenta que a plataforma Intel Nova Lake-S trará suporte nativo para memórias a 8000 MT/s, um salto considerável na velocidade. Adicionalmente, contará com 32 linhas PCIe Gen 5 e 16 linhas PCIe Gen 4, totalizando 48 linhas disponíveis entre o CPU e o chipset.

 

No entanto, há um detalhe que poderá não agradar a todos. Os entusiastas da Intel devem preparar-se para, mais uma vez, mudar de plataforma. Tudo indica que a geração Nova Lake-S irá exigir um novo socket, o LGA1954, o que significa que será necessário investir numa nova motherboard para usufruir destes processadores.

 

Se estes rumores se confirmarem, a Intel está a preparar uma das suas mais ambiciosas atualizações para o mercado de desktops, focando-se não só no desempenho bruto, mas também numa gestão energética muito mais granular. Resta agora aguardar por uma confirmação oficial por parte da empresa.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech