Uma massa de ar carregada com poeiras em suspensão, originária dos desertos do Norte de África, está a afetar Portugal Continental desde hoje, dia 18 de junho de 2025. Este fenómeno meteorológico deverá persistir nos próximos dias, resultando numa notória descida da qualidade do ar em todo o território.
O principal motivo de preocupação é o aumento significativo na concentração de partículas inaláveis (PM10) na atmosfera. Estas partículas de origem natural representam um risco para a saúde, afetando especialmente os grupos mais vulneráveis da população, como crianças e idosos.
Recomendações da DGS para proteger a sua saúde
Face a este cenário, a Direção-Geral da Saúde emitiu um conjunto de recomendações que devem ser seguidas enquanto a má qualidade do ar se mantiver. O objetivo é minimizar a exposição a este poluente e proteger o bem-estar de todos.
Para a população em geral, o conselho é:
- Evitar esforços físicos prolongados.
- Limitar a prática de atividades desportivas ao ar livre.
- Evitar a exposição a outros fatores de risco, como fumo de tabaco ou o contacto com produtos irritantes.
Para os grupos considerados de maior risco, como crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios crónicos (como asma) ou cardiovasculares, as medidas devem ser reforçadas. Além de seguirem as indicações gerais, devem:
- Permanecer no interior de edifícios sempre que possível.
- Manter as janelas de casa fechadas para evitar a entrada das poeiras.
A DGS sublinha ainda que os doentes crónicos devem continuar a seguir os seus tratamentos médicos habituais. Caso sinta um agravamento de sintomas respiratórios ou outros problemas de saúde, deve contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou dirigir-se a um serviço de saúde.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!