O Google Chrome é, indiscutivelmente, o rei dos navegadores de internet, deixando a concorrência a uma distância considerável. Embora a escolha de um browser seja muitas vezes uma questão de preferência pessoal, a verdade é que a Google não descansa e continua a otimizar a sua aplicação. Contudo, para que o progresso continue, por vezes é necessário deixar para trás as tecnologias mais antigas. É precisamente isso que vai acontecer em breve.
A gigante tecnológica anunciou que vai terminar o suporte para o seu popular navegador em duas versões mais antigas do sistema operativo Android. Se ainda utiliza um dispositivo com Android 8 Oreo ou Android 9 Pie, o seu Chrome está prestes a deixar de receber novidades.
O fim da linha para o Chrome no Android Oreo e Pie
Numa breve publicação no seu fórum de ajuda, a Google confirmou que vai descontinuar o suporte do Chrome para o Android Oreo (versão 8) e Pie (versão 9). A mudança irá acontecer com a chegada do Chrome 139, cujo lançamento está previsto para o dia 5 de agosto.
Isto significa que a versão anterior, o Chrome 138, será a última a ser oficialmente compatível com estes sistemas operativos mais antigo. Na prática, a partir de agosto, para continuar a receber as atualizações do Chrome será necessário ter um dispositivo com, no mínimo, o Android 10.
O que significa isto para os utilizadores?
É importante sublinhar que o Google Chrome não vai deixar de funcionar nos telemóveis e tablets com Android 8 e 9. No entanto, estes dispositivos deixarão de receber qualquer tipo de atualização para o navegador. A consequência mais grave é que ficarão expostos a vulnerabilidades e ameaças de cibersegurança que sejam descobertas no futuro, uma vez que não receberão as correções necessárias.
A recomendação da Google é clara: os utilizadores afetados devem atualizar os seus dispositivos para, pelo menos, o Android 10, de forma a garantirem que continuam a navegar na internet com a máxima segurança e com acesso às funcionalidades mais recentes do Chrome.
Uma decisão esperada no ciclo de vida da tecnologia
Apesar de a Google não ter detalhado exaustivamente os motivos por detrás desta decisão, a razão parece óbvia. Está relacionada com a base de utilizadores cada vez mais reduzida destas versões antigas do Android e com a necessidade de alocar recursos para otimizar o navegador para as versões mais recentes e seguras do sistema operativo.
Para contextualizar, o Android 8 Oreo foi lançado em agosto de 2017 e a sua última atualização de segurança chegou em outubro de 2021. Já o Android 9 Pie, que chegou ao público em agosto de 2018, recebeu a sua atualização final em janeiro de 2022. Olhando para as datas, a Google até prolongou o suporte do Chrome muito para além do fim de vida dos próprios sistemas operativos, garantindo a sua funcionalidade em hardware mais antigo por um período de tempo considerável.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!