A Xiaomi atualizou oficialmente a sua lista de equipamentos que chegaram ao "Fim de Vida" (EOL - End of Life), confirmando que vários telemóveis populares lançados em 2022 deixarão de receber qualquer tipo de atualização de software. A decisão afeta diretamente os utilizadores de modelos como o POCO F4 e o Redmi K40S, que concluíram o seu ciclo de suporte de três anos.
Para os donos destes equipamentos, isto significa o fim das atualizações do sistema operativo Android, da interface da marca (MIUI ou HyperOS) e, mais criticamente, das atualizações de segurança.
Modelos que chegam ao fim de vida (EOL)
A lista de equipamentos que não receberão mais atualizações é extensa e abrange diferentes gamas. Se possui algum dos seguintes modelos, o seu dispositivo atingiu o fim do suporte oficial por parte da Xiaomi:
Gama de Entrada e Média:
Redmi 10 5G
Redmi 11 Prime 5G
Redmi Note 11E 5G
Redmi Note 11R
POCO M4 5G
POCO C40
Desempenho e Gaming:
Redmi Note 11T Pro
Redmi Note 11T Pro+
Redmi K50i
POCO X4 GT
Topo de Gama / "Flagship":
Redmi K40S
POCO F4
O que significa o fim do suporte?
A maioria dos dispositivos nesta lista teve no HyperOS 1 a sua última grande atualização, apesar de existirem expectativas iniciais de que pudessem receber o HyperOS 2. Um caso particular é o POCO C40, cujo suporte terminou com o MIUI 13, tendo recebido a sua última atualização de segurança em 2024.
Com esta oficialização, a Xiaomi não irá disponibilizar mais nenhuma versão do Android, da sua própria interface ou pacotes de segurança. O suporte do fabricante para estes modelos está, para todos os efeitos, terminado.
Quais são as alternativas para os utilizadores?
É possível continuar a utilizar estes telemóveis no dia a dia. No entanto, é crucial ter a consciência de que a ausência de novas atualizações de segurança torna os aparelhos mais vulneráveis a novas ameaças e falhas que possam ser descobertas.
Para os utilizadores mais experientes que pretendam prolongar a vida útil do seu equipamento e ter acesso a versões mais recentes do Android, existe sempre a opção de instalar ROMs personalizadas (custom ROMs). Estes são sistemas operativos desenvolvidos pela comunidade de tecnologia que, frequentemente, continuam a fornecer suporte e novas funcionalidades muito depois de o fabricante oficial o ter descontinuado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!