A equipa de desenvolvimento do KDE não para. Enquanto continua a polir o recém-lançado Plasma 6.4, os trabalhos para a próxima grande versão do ambiente de trabalho, o Plasma 6.5, já arrancaram a todo o vapor. As novidades prometem resolver uma das maiores lacunas da sessão em Wayland e trazer melhorias de usabilidade muito bem-vindas.
As grandes novidades do Plasma 6.5
Um dos avanços mais significativos em desenvolvimento é a restauração de sessões em Wayland. Graças à implementação do protocolo xx-session-management-v1
no Qt 6.10, as aplicações KDE e o próprio Plasma poderão em breve começar a utilizá-lo. Na prática, isto significa que finalmente será possível guardar e restaurar as janelas e aplicações abertas numa sessão Wayland, uma funcionalidade há muito aguardada pelos utilizadores.
Para além desta melhoria de fundo, o Plasma 6.5 trará novidades mais imediatas e visíveis:
A aplicação Centro de Boas-Vindas passa a ensinar os muitos atalhos de teclado disponíveis e explica finalmente "o que diabos é a tecla 'Meta'".
Para quem trabalha remotamente, o servidor RDP integrado no Plasma suportará a sincronização da área de transferência, permitindo copiar e colar texto entre o cliente e o servidor.
A área de transferência ganha também a útil capacidade de copiar o código QR de um item, em vez de apenas o visualizar.
Melhorias de usabilidade e correções no Plasma 6.4
Entretanto, a equipa continua a resolver pequenas falhas de usabilidade no ambiente de trabalho, com correções a chegar nas atualizações intermédias do Plasma 6.4. O Spectacle, por exemplo, deixará de mostrar uma versão fantasmagórica e semitransparente dos seus menus nas capturas de ecrã. O selo "Novo!", introduzido no Plasma 6.4, está agora mais legível com cores melhoradas.
Outras melhorias de interface incluem:
Um novo botão na janela de "notificações perdidas" que permite ver o que realmente perdeu.
O widget de Redes está mais informativo, indicando claramente quando está "à procura de redes sem fios".
A rolagem por inércia (inertial scrolling) com touchpads está agora ativa em todo o software KDE baseado em QtQuick.
Uma avalanche de correções nas versões 6.4.1 e 6.4.2
Como é habitual, a semana foi preenchida com a correção de erros. O Plasma 6.4.1, que ficou disponível na passada terça-feira, resolveu várias falhas nas implementações do portal do ambiente de trabalho e corrigiu o diálogo de abrir/guardar, onde as aplicações podiam inserir elementos extra da interface em locais errados.
Esta versão resolveu também uma recente quebra de desempenho que afetava alguns jogos e um problema estranho com mesas digitalizadoras, onde o ponteiro podia desaparecer se duas estivessem ligadas em modos diferentes. Um problema peculiar de hardware com os monitores Samsung Odyssey G5, que se ligavam e desligavam incessantemente devido a uma implementação DDC defeituosa, foi resolvido colocando o dispositivo numa lista negra.
Adicionalmente, a atualização corrigiu uma falha de acessibilidade no Discover, um problema onde apagar uma aplicação favorita deixava um item "fantasma" que não podia ser removido e restaurou a capacidade do widget Lista de Janelas de minimizar janelas.
Quanto às correções planeadas para o Plasma 6.4.2, a lista inclui:
Corrigido um caso em que a página de Permissões de Aplicações Flatpak nas Definições do Sistema podia levar ao crash de toda a aplicação.
Resolvido um problema que podia fazer o Plasma voltar a suspender logo após "acordar" quando a opção "Suspender e depois hibernar" está ativa.
A aparência das etiquetas de texto nas janelas pop-up da Vista de Pastas foi corrigida.
Deixa de ser pedida autenticação para uma VPN Wireguard cujas credenciais já estão guardadas no KWallet.
Corrigido um problema na implementação de captura de ecrã do portal KDE que impedia a definição de atraso de funcionar.
O nível de brilho mostrado na página de Ecrã e Monitor das Definições do Sistema passa a corresponder ao mostrado no Plasma.
Pode consultar todas as novidades em detalhe na publicação semanal no Blog oficial da KDE.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!