1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Gemini novo logo da plataforma da Google

 

A Google começou a notificar alguns utilizadores do seu assistente de inteligência artificial, o Gemini, sobre uma alteração significativa que entrará em vigor a 7 de julho de 2025. A partir desta data, o Gemini passará a poder integrar-se com aplicações essenciais do Android, como o WhatsApp, Mensagens e Telefone, mesmo para quem tenha a funcionalidade de "Atividade das apps Gemini" desativada.

 

A notícia, avançada pelo site especializado em privacidade Tuta, revela uma mudança na forma como a IA da Google interage com os dados e as aplicações no telemóvel do utilizador.

 

O que significa esta integração?

 

Para os utilizadores que mantiverem a funcionalidade ativa, o Gemini ganhará novas capacidades, como a possibilidade de enviar mensagens ou realizar chamadas diretamente através destas aplicações. Essencialmente, funcionará como um assistente mais proativo, capaz de executar tarefas de comunicação a pedido do utilizador.

 

A Google já disponibilizou uma página de ajuda que detalha o funcionamento desta nova integração. No entanto, a mesma página também lista o que, para já, o Gemini não conseguirá fazer com o WhatsApp:

 

  • Ler ou resumir as suas mensagens.

  • Adicionar ou ler imagens, GIFs ou memes.

  • Adicionar ou reproduzir áudio e vídeos.

  • Ler ou responder a notificações do WhatsApp.

 

Uma ressalva que levanta questões

 

Apesar das limitações descritas, a Google adiciona uma nota que pode gerar preocupação. A empresa afirma que "a aplicação móvel do Gemini poderá suportar algumas destas ações com a ajuda do Google Assistant ou da aplicação Utilitários, mesmo com o WhatsApp desativado no Gemini". Esta declaração deixa em aberto a possibilidade de a IA aceder a certas funcionalidades de formas indiretas.

 

Outro ponto a ter em conta é que, mesmo com a "Atividade das apps Gemini" desligada, a Google poderá armazenar a atividade do utilizador por um período de 72 horas, justificando a medida com motivos de segurança e para recolha de feedback.

 

Como pode limitar o acesso do Gemini

 

Segundo a informação divulgada, existem formas de gerir e restringir este novo nível de acesso. Os utilizadores podem navegar até à aplicação Gemini e seguir estes passos: Perfil > Aplicações > e desativar individualmente as extensões das aplicações que não pretendem que o Gemini utilize.

É também possível desligar a "Atividade das apps Gemini" em Gemini > Perfil > Atividade das apps Gemini > Desativar, embora esta ação, por si só, possa não ser suficiente para impedir a integração após a atualização de 7 de julho.

 

Uma tendência crescente no setor

 

Esta atualização da Google reflete uma tendência mais ampla entre as grandes empresas de tecnologia, que têm vindo a alterar os seus termos de serviço e a optar automaticamente os utilizadores por novas funcionalidades, muitas vezes de forma discreta. Um exemplo recente foi a integração do Meta AI no WhatsApp pela Meta, sem uma opção clara para o desativar.

 

Quando a funcionalidade for implementada, é provável que muitos utilizadores não se apercebam da mudança, a menos que a Google apresente uma notificação proeminente na aplicação. Mesmo nesse caso, o processo para desativar o acesso ao WhatsApp e a outras aplicações parece, à primeira vista, pouco intuitivo.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech