Desde a ascensão meteórica do ChatGPT, os chatbots tornaram-se uma presença constante no nosso dia a dia digital. No entanto, a Meta parece querer levar a interação a um novo nível, planeando tornar os seus assistentes de Inteligência Artificial (IA) significativamente mais proativos e... faladores.
Documentos internos, a que o Business Insider teve acesso, revelam que a gigante tecnológica está a treinar os seus chatbots para que possam enviar mensagens aos utilizadores por iniciativa própria, recuperando tópicos de conversas anteriores.
Project Omni: a IA que não o deixa em "visto"
Conhecida internamente como "Project Omni", esta iniciativa tem como principal objetivo aumentar a retenção e o envolvimento dos utilizadores, oferecendo-lhes mais valor. Imagine o cenário: dias depois de uma conversa, o assistente da Meta poderia perguntar-lhe se descobriu algum compositor novo ou se precisa de sugestões de filmes para a noite.
Um porta-voz da Meta confirmou estes planos, explicando que a empresa está a testar mensagens de seguimento com as IAs no Meta AI Studio. "Depois de o utilizador iniciar uma conversa, as IAs no Meta AI Studio podem fazer um acompanhamento para partilhar ideias ou fazer perguntas adicionais. Isto permite continuar a explorar tópicos de interesse e ter conversas mais significativas com as IAs nas nossas aplicações", afirmou o porta-voz.
Para dar vida a estes assistentes, a Meta está a colaborar com a Alignerr, uma empresa de rotulagem de dados. Os seus contratados estão a ajudar a construir diferentes "personas" que podem interagir com os utilizadores, permitindo no futuro a criação de chatbots personalizados e especializados em áreas concretas, como responder a mensagens de fãs nas redes sociais da Meta.
Existem regras para a conversa
Apesar de o projeto estar em desenvolvimento ativo e ser considerado de "longo prazo", já foram estabelecidas diretrizes claras para evitar que esta proatividade se torne inconveniente.
Um chatbot só poderá enviar uma mensagem de seguimento se:
A conversa original tiver sido iniciada pelo utilizador.
O utilizador tiver enviado, pelo menos, cinco mensagens ao chatbot nas duas semanas anteriores.
A mensagem de seguimento for enviada num prazo máximo de 14 dias após a conversa original.
Além disso, se o utilizador não responder a esta primeira mensagem de seguimento, o chatbot não enviará mais nenhuma. As diretrizes enfatizam ainda que a conversa deve ser positiva, personalizada, evitar conteúdo sensível ou prejudicial e referir-se a algo concreto de diálogos anteriores.
Resta saber se esta nova abordagem à interação com assistentes virtuais irá alterar a forma como nos relacionamos com a tecnologia no nosso quotidiano.
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