Numa semana de notícias turbulentas para a indústria dos videojogos, a Microsoft anunciou uma vaga de despedimentos que atingiu fortemente a sua divisão de videojogos. No entanto, um comunicado interno da Xbox Game Studios tenta acalmar os ânimos, assegurando que, apesar dos cortes, a estratégia principal se mantém e mais de 40 jogos continuam em desenvolvimento ativo.
A reestruturação na Microsoft levou ao despedimento de 9.100 funcionários, o que representa quase 4% da força de trabalho da empresa. Segundo avança a Bloomberg, a divisão Xbox foi uma das mais penalizadas, com cortes significativos em vários dos seus estúdios.
O terramoto nos estúdios da Xbox
As consequências desta reestruturação foram imediatas e severas. O estúdio The Initiative, responsável pelo muito aguardado reboot de Perfect Dark, foi encerrado. Outro estúdio veterano, a Rare, viu o seu projeto Everwild, que estava em desenvolvimento há quase uma década, ser cancelado.
A Turn 10, o estúdio por trás da aclamada série Forza Motorsport, terá perdido cerca de 50% da sua equipa. A onda de choque também se sentiu na Zenimax Online Studios, onde um projeto ainda não anunciado foi arquivado.
As baixas de peso: jogos cancelados e saídas notáveis
Além do cancelamento de projetos promissores, a reestruturação resultou na saída de figuras importantes da indústria. O diretor e produtor executivo de longa data de Everwild deixou a Rare após 35 anos na empresa. Da mesma forma, Matt Firor, o diretor da Zenimax Online Studios, abandonou o cargo que ocupava há 18 anos.
Surgiram também rumores sobre uma possível saída do CEO da Xbox, Phil Spencer, mas a Microsoft apressou-se a desmentir, afirmando que este não se irá reformar "tão cedo".
A mensagem oficial: "business as usual"
Apesar do cenário de incerteza, Matt Booty, o diretor da Xbox Game Studios, enviou um email interno aos funcionários com uma mensagem clara: a estratégia central da empresa, focada em criar jogos que cativem os jogadores e em expandir as suas maiores franquias, permanece inalterada.
A Microsoft justifica os despedimentos como parte de um esforço mais amplo para "ajustar prioridades e focar recursos para preparar as nossas equipas para um maior sucesso num cenário de indústria em mudança."
O futuro no horizonte: os jogos que escaparam ao corte
Para reforçar a mensagem de continuidade, Booty confirmou que a maioria do portefólio de jogos da Xbox se mantém, com um "forte impulso nos títulos a serem lançados neste outono e uma lista robusta para 2026".
Isto significa que todos os jogos apresentados nos recentes eventos Summer Game Fest e Xbox Games Showcase continuam em desenvolvimento. Títulos de peso como Clockwork: Revolution, Call of Duty: Black Ops 7 e State of Decay 3 seguem em produção.
Adicionalmente, foi confirmada uma lista de jogos com datas de lançamento próximas, o que traz algum alento aos fãs:
Grounded 2: 29 de julho de 2025
Gears of War Reloaded: 26 de agosto de 2025
Ninja Gaiden 4: 21 de outubro de 2025
The Outer Worlds 2: 29 de outubro de 2025
High on Life 2: Inverno de 2025
Estes despedimentos deixaram, compreensivelmente, muitos analistas e programadores da indústria preocupados com o futuro da Xbox. Contudo, a liderança da Microsoft insiste que estas são dores de crescimento necessárias para garantir o sucesso a longo prazo num mercado cada vez mais competitivo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!