A semana está a ser turbulenta para a indústria dos videojogos, e não apenas devido aos despedimentos na Microsoft. A Build a Rocket Boy (BARB), o estúdio responsável pelo recém-lançado MindsEye e fundado pelo ex-produtor de Grand Theft Auto, Leslie Benzies, notificou cerca de 300 funcionários de que os seus postos de trabalho estão em risco. No entanto, a controvérsia não se fica por aqui, com a liderança do estúdio a culpar, mais uma vez, supostos "sabotadores" pelos seus problemas.
Despedimentos em massa e acusações de sabotagem
Vários trabalhadores da Build a Rocket Boy recorreram ao LinkedIn para partilhar que receberam notificações de "risco de despedimento", uma formalidade que surge após a confirmação, no mês passado, de que a empresa tinha iniciado um processo de reestruturação.
O que torna esta situação particularmente bizarra são as declarações da liderança. Segundo o site IGN, o fundador do estúdio, Leslie Benzies, que anteriormente foi presidente da Rockstar North, terá atribuído os problemas de MindsEye e da própria empresa a sabotadores internos e externos, durante uma videochamada com a equipa.
Esta não é a primeira vez que tal teoria é mencionada. Antes do lançamento do jogo, o co-CEO Mark Gerhard já tinha afirmado que as críticas negativas pré-lançamento eram "100 por cento" financiadas por alguém. Embora não tenha nomeado responsáveis, deixou no ar a suspeita de que a Rockstar Games, empresa da qual Benzies saiu em maus termos e com disputas legais, estaria envolvida. "Não é preciso muito para adivinhar quem", afirmou na altura.
É possível relançar MindsEye?
Na mesma comunicação, Benzies terá prometido relançar MindsEye. Esta é uma manobra notoriamente difícil na indústria dos videojogos. Existem casos de sucesso, como Final Fantasy XIV, que pertence a uma franquia estabelecida há décadas, ou os exemplos de No Man's Sky e Cyberpunk 2077, que foram gradualmente melhorados após lançamentos desastrosos.
No entanto, estes títulos chegaram ao mercado com um nível de interesse e expetativa muito superior ao de MindsEye. O principal apelo do jogo vinha precisamente do envolvimento de Benzies, uma figura de peso da saga GTA. A questão que se coloca é se, depois de todo este drama, o seu nome ainda terá o mesmo impacto.
Um jogo com potencial, mas minado por falhas
Apesar de tudo, não se pode dizer que MindsEye esteja condenado ao fracasso. O jogo de ação e aventura a solo tem uma clara influência de GTA, o que poderá agradar a muitos jogadores. As principais críticas focaram-se nos seus bugs (que podem ser corrigidos), numa história pouco original (humanos gananciosos contra exércitos de robôs) e numa jogabilidade repetitiva baseada em ciclos de "conduzir, disparar, repetir".
Por outro lado, o jogo apresenta cinemáticas impressionantes e uma estrutura linear bem definida. Uma versão mais polida e livre de bugs poderia certamente cativar os fãs de jogos como Cyberpunk 2077 e Watch Dogs. Além disso, o jogo é publicado pela IO Interactive, que demonstrou saber apoiar um título a longo prazo com o sucesso contínuo de Hitman: World of Assassination. Se a BARB conseguir reconquistar a confiança dos jogadores, talvez ainda haja esperança.
Contudo, a receita atual de MindsEye não parece ser a ideal para garantir um regresso triunfal. Com uma equipa reduzida em cerca de 300 pessoas, a tarefa de reerguer o projeto torna-se um desafio monumental.
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